Em Flora Rica, 50 famílias paulistas recebem chaves de novas moradias

Governador Geraldo Alckmin entregou unidades habitacionais do programa Morar Bem, Viver Melhor na região de Presidente Prudente

sáb, 27/08/2016 - 17h23 | Do Portal do Governo

Mais 50 famílias paulistas receberam, neste sábado (27), as chaves da casa própria. As moradias do programa Morar Bem, Viver Melhor foram entregues pelo governador Geraldo Alckmin aos habitantes de Flora Rica, na região de Presidente Prudente.

As moradias do conjunto residencial Avelino Alves Moreira contam com aquecedor solar instalado, dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. Na área externa, o residencial possui paisagismo, calçadas e infraestrutura completa com redes de água, esgoto, drenagem, galeria de águas pluviais e iluminação pública.

“Entregamos um grupo de casas para os idosos. Temos também um grupo de casas para pessoas que têm alguém com deficiência na família. Estas unidades já vêm com acessibilidade, barras e portas mais largas. Por fim, temos um grupo de unidades para quem não tem moradia e agora poderá realizar o sonho da casa própria”, disse Alckmin.

A grande maioria das famílias beneficiadas em Flora Rica ganha até três salários mínimos. As prestações são subsidiadas pelo Governo do Estado e calculadas de acordo com a renda familiar. Por isso, os novos moradores do residencial desembolsarão somente cerca de 15% dos rendimentos para o pagamento do financiamento habitacional, sendo a parcela de menor valor equivalente a R$ 132.

André de Assis, um dos novos moradores do conjunto Residencial Avelino Alves Moreira, conta que realizou um grande sonho. “Esperei 13 anos por isso e hoje, finalmente, aconteceu”, revela. “Foram anos pagando aluguel e esperando minha casinha, que também é da minha esposa e dos meus cinco filhos. A esperança nós nunca perdemos”, conta, emocionado.

Os beneficiados foram selecionados por meio de sorteio público e terão 25 anos para quitar o financiamento. Mas para participar da seleção, os interessados deveriam cumprir alguns critérios, como receber entre 1 e 10 salários mínimos, não ser proprietário de imóvel e residir ou trabalhar na cidade de Flora Rica há três anos, no mínimo.

Investimentos na região
O residencial foi viabilizado em parceria com a prefeitura municipal de Flora Rica, que cedeu o terreno. Já para a construção, o Governo do Estado investiu R$ 5 milhões, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU). Desde 2011, a região de Presidente Prudente recebeu 6,7 mil novas moradias. Além disso, outras 2,4 mil estão em construção.

Durante a entrega das chaves, o governador falou sobre os investimentos que a região está recebendo. “Aqui no município, entregamos uma van 0 km para a prefeitura. Enviamos também recursos para a UBS aqui da cidade, para a compra de dois caminhões basculantes, para a reforma da praça, melhoria da infraestrutura urbana, para a aquisição de caminhão coletor e compactador de lixo, além de recursos para a construção de uma Creche Escola”, disse Alckmin.

Do Portal do Governo do Estado