Projeto muda vida de jovens da periferia por meio da dança

Criado como piloto em 2007, o Núcleo Luz não parou de crescer e hoje busca ampliar o universo cultural dos jovens

sex, 19/08/2016 - 18h03 | Do Portal do Governo

“Aqui eu posso ser quem eu quero ser, o Núcleo Luz me fez descobrir essa Lilian. A Lilian que é cheia de responsabilidades, sonhadora, a que pode conquistar o mundo lá fora.” A declaração é da bailarina Lilian Martins, uma das alunas do Núcleo Luz, projeto que faz parte do Programa Fábricas de Cultura, da Secretaria da Cultura.

Criado como piloto em 2007, o Núcleo Luz não parou de crescer e hoje busca ampliar o universo cultural de jovens de famílias de baixa renda. Faz isso por meio da vivência mais profunda na dança, da criação de espetáculos, da interface com outras linguagens artísticas, além da participação em diversas atividades socioeducativas.

Desde o início, 303 jovens já passaram pelo projeto, 156 meninos e 147 meninas. As atividades são realizadas de segunda a sexta-feira na sede do Núcleo Luz, situada no Bom Retiro, zona central de São Paulo. A localização, próxima às estações Tiradentes e Luz do Metrô, foi escolhida de forma estratégica para ampliar a vivência e a apropriação da cidade pelo jovem.

“Quando a gente começa a falar da dança e do artístico estamos falando muito da gente e o Núcleo Luz trabalha muito isso, tanto o foco da dança quanto o foco do ser humano, mas os dois andando junto”, explicou Karen Vanessa, bailarina do projeto.

Como funciona
O projeto é gratuito e oferece bolsa-auxílio, alimentação e transporte aos aprendizes da Região Metropolitana de São Paulo.

São oferecidos dois programas pelo Núcleo Luz: o Ciclo I e o Ciclo II – Formação. O primeiro é voltado para jovens entre 14 e 19 anos com alguma experiência na prática corporal e tem como objetivo a ampliação do universo sociocultural através da dança. São oferecidas 50 vagas gratuitas, com bolsa de incentivo, preenchidas por aprendizes remanescentes do ano anterior e/ou jovens aprovados no processo seletivo.

O Ciclo II é voltado para jovens entre 18 e 22 anos com algum conhecimento técnico-artístico em dança e tem como objetivo instrumentalizá-los para atuarem como bailarinos intérpretes/criadores com perspectiva de atuação dentro do cenário independente. São 30 vagas disponibilizadas a cada dois anos e preenchidas por jovens aprovados no processo seletivo.

Em ambos os ciclos, os jovens têm aulas de disciplinas como Canto e Música, Dança Contemporânea, Danças Afro-Brasileiras, Danças Urbanas, Capoeira, Balé Clássico, Pesquisa e Criação de Espetáculos, entre outras, além de aulas de literatura, rodas de conversa, exibições de filmes e saídas culturais diversas.

No Ciclo II também há disciplinas mais específicas como Composição e Práticas Coreográficas, Pilates, Técnicas Circenses e Anatomia.

Nos últimos anos, o Núcleo Luz já criou e apresentou os espetáculos “Pedrinho Luz” (2007), “Villa Luz – Mestiçagem, a rota das nossas Histórias” (2009), “Rito de Passagem” (2011), “Heurói” (2013), “Okinosmóv – Um ballet nada russo” (2015), e “O Lago de Nós” (2015), sendo os quatro últimos com a direção de Chris Belluomini.

O projeto realiza também as Mostras Experimentais de Dança, que dão ao aprendiz a oportunidade de vivenciar o trabalho coletivo e autônomo com a construção e execução de um projeto de pesquisa e criação autoral. Esta etapa é fundamental na formação dos aprendizes: a circulação do trabalho construído após longa e intensa jornada de formação dentro do projeto, capacitando-os a iniciarem o protagonismo de suas trajetórias.

Para saber mais sobre o Núcleo Luz, se informar sobre a abertura dos próximos processos seletivos ou saber as datas de novos espetáculos acesse aqui.

Do Portal do Governo do Estado