Alckmin inaugura Penitenciária Masculina em Piracicaba

Unidade terá capacidade para 847 detentos em regime fechado

ter, 26/07/2016 - 13h47 | Do Portal do Governo

Foi inaugurada nesta terça-feira (26), a Penitenciária Masculina de Piracicaba. Com mais de 11 mil m² de área construída, a unidade possui capacidade para abrigar 847 detentos em regime fechado e é destinada a atender a demanda de vagas prisionais para presos já condenados. O investimento do Governo do Estado no empreendimento foi de R$ 36,2 milhões.

“Estamos dando mais um passo, mais uma unidade prisional para 847 presos. Essa unidade é a de número 165 e temos outras 18 em obras”, disse o governador Geraldo Alckmin na entrega do empreendimento. “Vai diminuir a superlotação das penitenciarias da região”, completou.

A unidade receberá presos já condenados dos centros de detenção provisória (CDPs) de Piracicaba, Americana, Campinas e também presos de bom comportamento das penitenciárias de Casa Branca, Capela do Alto, Guareí, Hortolândia, Iperó e Itapetininga, que possuam família na região.

Estrutura
O novo modelo foi construído com base em sólidos projetos de engenharia que primam pelas boas condições de custódia dos presos, com foco na segurança e na ressocialização. A nova unidade conta com infraestrutura para abrigar atividades laborais e educativas. No local há pavilhões de trabalho e de serviços – como cozinha industrial, onde os próprios presos preparam os alimentos – e salas de aula, além dos setores de inclusão e saúde.

O setor interno é constituído por edifícios de inclusão, triagem e saúde; serviços, com circulação central, galeria e cozinha industrial; educação, com salas de aula. O setor externo abriga a espera de visitantes, portaria-mirim, estacionamentos, reservatório elevado, edifício da administração e as edificações auxiliares: abrigo de lixo, subestação e o abrigo de gás.

A penitenciária conta ainda com estação de tratamento de esgoto compacta e poços profundos para o abastecimento de água potável. E o sistema de segurança conta com  alarme de incêndio, alarme de fuga, sistema de controle de acesso, aparelhos de Raio-X de maior e menor porte e infraestrutura de CFTV.

Indicadores
O governador citou os números dos indicadores de criminalidade do mês de junho da região, divulgados segunda-feira pela Secretaria da Segurança Pública. “A região de Piracicaba está de parabéns. O homicídio caiu 28% no Deinter, latrocínio caiu 50% e vítimas de latrocínio, 66%”, afirmou.

Alckmin falou sobre os esforços em torno da progressão da pena. “Temos insistido junto com nossa defensoria para ter a progressão da pena. Os processos não estavam andando. Estamos trabalhando para que os presos que já cumpriram suas penas possam ir para o semi-aberto ou até irem para a liberdade”, disse o governador.

Do Portal do Governo do Estado