Começam as obras do Hospital Regional do Litoral Norte

Localizado no município de Caraguatatuba, unidade contará com 186 leitos e será referência para toda a região

seg, 25/07/2016 - 11h57 | Do Portal do Governo

A cidade de Caraguatatuba, no litoral norte do estado, vai ganhar um novo hospital. O governador Geraldo Alckmin deu início nesta segunda-feira (25) às obras do novo Hospital Regional. “O hospital será uma referência e uma segurança para o litoral norte. Vai salvar muitas vidas e promover a saúde”, disse o governador.

A unidade integra o programa estadual Saúde em Ação e terá um investimento de quase R$ 200 milhões, entre obras, equipamentos e mobiliário, viabilizados por meio de uma parceria inédita com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Com uma área construída de aproximadamente 25,3 mil m², o prédio terá seis pavimentos e um heliponto. Contará com 186 leitos operacionais, distribuídos em 48 de clínica médica, 48 de clínica cirúrgica, 25 de ortopedia e traumatologia, 25 de neurocirurgia e 40 leitos de UTI adulto. O pronto-socorro será referenciado e especializado em casos de média e alta complexidade.

A unidade prestará atendimento integral e humanizado aos pacientes em urgência e emergência, internações agudas e cirurgias eletivas, de forma regionalizada. O hospital será totalmente voltado ao atendimento gratuito dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e será referência para os municípios de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.

Na alta temporada, a região recebe um acréscimo de população flutuante cinco vezes maior que a local, o que contribui no aumento da necessidade de assistência hospitalar.

Parceria
Do total a ser investido, 70% são provenientes do empréstimo firmado com o BID e 30% são de recursos do tesouro do estado. As regiões que receberão os investimentos do BID foram escolhidas pela Secretaria da Saúde após um estudo que teve como critérios questões epidemiológicas e necessidades regionais e os recursos terão o prazo de cinco anos para serem concluídos.

Há ainda a previsão de outros investimentos no litoral norte e região, para construção de sete Caps (Centros de Atenção Psicossocial) nos municípios de Ilha Bela, Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba e de quatro novas UBSs nas cidades de Ubatuba, São Sebastião e Caraguatatuba, além da reforma da ala psiquiátrica da Santa Casa de Caraguatatuba, de duas UBS na cidade de Ubatuba e do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Taubaté.

Do Portal do Governo do Estado