CIC do Imigrante visa promover a inserção social do estrangeiro

Somente no ano passado, foram atendidas 4.500 pessoas

sáb, 25/06/2016 - 17h18 | Do Portal do Governo

Um espaço para acolhimento. Essa é a missão do Centro de Integração da Cidadania do Imigrante inaugurado em dezembro de 2014 na Barra Funda, capital paulista. Lá, o imigrante tem ao seu dispor uma série de serviços em diferentes áreas como a Defensoria Pública da União, Defensoria Pública Estadual, Cursos de Idiomas e Posto de Atendimento ao Trabalhador.

“Eles encontram tudo em um único espaço”, afirma Silvana Paula Pereira, diretora do CIC Imigrante. “Aqueles serviços que não temos aqui, estamos preparados para encaminhá-los ao local correto, seja para retirada dos documentos ou abrigo”, explica.

Projeto pioneiro do Governo do Estado, o CIC do Imigrante atende à crescente demanda detectada pelos comitês de enfrentamento ao tráfico de pessoas, combate ao trabalho escravo e atenção a refugiados. Somente no ano passado, 4.500 pessoas foram atendidas pelos serviços do Centro.

O CIC ainda promove um Feirão de Empregos e oferece curso de português, exclusivamente aos imigrantes, e inglês, francês e espanhol abertos ao público em geral. “Nossa meta, mais que um atendimento, é identificar as reais necessidades dessas pessoas e ver como podemos acolhê-las, da melhor forma”, afirma Silvana. “Temos colaboradoras bilíngues para ajudar também nesse processo”.

Para o próximo semestre, o CIC vai receber uma parceria com a Polícia Federal e o Acessa São Paulo para otimizar, ainda mais, os trabalhos.

SERVIÇO
Centro de Integração da Cidadania (CIC) do Imigrante
Rua Barra Funda, 1.020 – São Paulo/SP

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Telefone: (11) 3104-2733 / 3115-2048 

Do Portal do Governo do Estado