Seminário reúne prefeituras em prol da biodiversidade

Evento promoveu a troca de experiências e sinergia entre iniciativas que visam à conservação do meio ambiente

seg, 30/05/2016 - 14h05 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA) promoveu na última terça-feira (24) o seminário “Ações Locais pela Biodiversidade no estado de São Paulo: desafios e perspectivas”.  O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e a SOS Mata Atlântica são parceiros desta iniciativa.

O evento, realizado na sede da SMA, foi destinado às prefeituras do estado de São Paulo e teve como objetivo promover a troca de experiências e a sinergia entre ações estaduais e municipais voltadas à conservação, restauração e uso sustentável da biodiversidade, com vistas a assegurar a provisão de serviços ecossistêmicos.

“A conservação da biodiversidade é uma questão global, mas o município tem um potencial enorme de ação dentro desta agenda”, destacou Sophia Picarelli, gerente de projetos do ICLEI. Ela também enfatizou o protagonismo do estado de São Paulo nesse âmbito, citando a criação da Comissão Paulista de Biodiversidade como uma ação pioneira no Brasil para alcançarmos as metas de conservação da biodiversidade.

Na cerimônia de abertura, a secretária do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, abordou as ações que vêm sendo implementadas pelo Governo do Estado de São Paulo com vistas à conservação da biodiversidade, uma das prioridades da gestão atual.

“O ano 2016 é fundamental para o avanço dessas discussões no âmbito da conservação da biodiversidade. A maior parte das decisões que forem tomadas na COP13, no final do ano, em Cancún, sem dúvida terá grande impacto nos governos subnacionais (…) Os estados e os municípios têm um papel importante a cumprir e têm que olhar para aquilo no âmbito das suas competências”, disse.

Do Portal do Governo do Estado