Sabor da colheita dá início à safra 2016 de café no estado

Com um cafezal urbano de 1,6 mil pés, Biológico realiza todos os anos a festividade; evento marcou lançamento do “Guia de sanidade vegetal”

qua, 25/05/2016 - 12h19 | Do Portal do Governo

Começou nesta quarta-feira (25) a colheita paulista do café na 11ª edição do “Sabor da Colheita”, do Instituto Biológico (IB), uma festividade aberta ao público que acontece todos os anos. O cafezal urbano do IB tem 1,6 mil pés em uma área de 10 mil metros quadrados.

Acompanhada de técnicos dando orientações sobre como colher o café, a população participou da colheita dos grãos, mas somente os que estavam bem maduros. Eles serão processados e darão origem a uma série especial de café, que tem destino nobre: será doada ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), presidido pela primeira-dama do Estado, Lu Alckmin.

“Há uma previsão de crescimento na quantidade da safra nacional em 14,6% e a previsão de São Paulo é de um crescimento ainda mais significativo. A situação climática favoreceu muito esse desenvolvimento e nós devemos ter no estado uma safra de 5.300 mil sacas”, disse o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim.

A festividade foi marcada ainda pela mostra da importância das abelhas sem ferrão (as melíponas) na polinização das flores do cafeeiro. O Biológico tem várias colmeias onde vivem esses insetos. Atualmente, as finalidades do cafezal são didática, histórica e cultural, destinando-se à população que quer conhecer sua história e outras particularidades.

O evento também marcou o lançamento do “Guia de sanidade vegetal”, uma ferramenta de pesquisa com informações, ilustrações e fotos que facilitam a visualização e identificação de pragas, doenças, inimigos naturais e ervas daninhas que infestam a agricultura. O Guia estará disponível no site do IB.

Do Portal do Governo do Estado