Campanha na Baixada Santista incentiva reciclagem de óleo de fritura

Para colaborar, basta coletar o produto utilizado em garrafas PET de qualquer tamanho e levar em qualquer um dos pontos de captação na região

ter, 24/05/2016 - 17h13 | Do Portal do Governo

Uma campanha na Baixada Santista, realizada pela Sabesp, pretende incentivar a reciclagem do óleo de fritura. A ação, em parceria com a empresa Cargill, consiste em receber o produto já utilizado em qualquer um dos pontos de captação na região. Os participantes receberão um funil para auxiliar no armazenamento do produto.

Aprenda a reciclar todos os tipos de lixo e ajude o meio ambiente

Para colaborar, basta coletar o óleo utilizado em garrafas PET de qualquer tamanho. O líquido deve estar frio e o recipiente devidamente fechado. Cada litro de óleo descartado impropriamente pode contaminar por volta de 25 mil litros de água. Quando desprezado em ralos ou vasos sanitários, o produto gruda no interior das tubulações, provocando obstruções e causando refluxo do esgoto para dentro das residências ou, e até mesmo, a paralisação e quebra do sistema público de esgotamento.

O óleo pode ser entregue de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h; com exceção de Santos, onde a coleta funcionará de terça a sexta-feira, das 11h às 17h, e aos sábados, das 11h às 16h.

Confira, abaixo, os pontos de coleta de óleo de cozinha:

Bertioga: Rua Manoel Gajo, 1.155
Cubatão: Rua Bernardo Pinto, 395
Guarujá: Avenida Leomil, 1.055
Itanhaém: Rua Urcezino Ferreira, 280
Mongaguá (Mongaguá Praia Shopping): Praça Jacoub Koudjian, 167, piso 3
Peruíbe: Avenida 24 de Dezembro, 31
Praia Grande: Rua João Sampaio, 126
Santos (Palácio Saturnino de Brito): Avenida São Francisco, 128
São Vicente: Avenida Antonio Emerich, 528
Vicente de Carvalho: Avenida Thiago Ferreira, 435

Histórico
Desde 2008, a Sabesp disponibiliza pontos de coleta em suas unidades. O óleo captado é recolhido e transformado em biodiesel pela Organização Não-Governamental (ONG) Trevo. A ação faz parte do Programa de Reciclagem do Óleo de Fritura (PROL) que, em 2015, arrecadou mais de 250 mil litros de óleo em todo o estado.

Do Portal do Governo do Estado