SP terá ‘operação de inverno’ para combater e prevenir arboviroses

Ações visam fortalecer estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti e proteger a população contra dengue, zika e chikungunya

sex, 20/05/2016 - 11h56 | Do Portal do Governo

Para dar continuidade ao trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti no estado de São Paulo, a Secretaria de Estado da Saúde elaborou uma ‘operação de inverno’, visando fortalecer estratégias contra o mosquito e proteger a população da dengue, zika e chikungunya.

Casos de dengue caem 81% no estado de São Paulo

A pasta estadual da Saúde iniciará a segunda etapa do Programa de Incentivo, desenvolvido durante a campanha “Todos juntos contra o Aedes aegypti”, que prevê pagamento de ‘extras’ a agentes municipais que trabalharem aos sábados. Os novos contratos poderão ser formalizados a partir de julho. Trata-se de uma medida preventiva para o próximo verão, quando a proliferação do vetor pode aumentar devido ao calor e às chuvas.

Inédito, o programa foi anunciado em fevereiro, e garantiu entre os meses de março e maio remuneração de R$ 120,00 por agente, para cada sábado de atuação no combate ao mosquito transmissor das Arboviroses.

Até o mês de maio, mais de 90% dos municípios aderiram ao programa, triplicando o número de cidades mobilizadas – no primeiro bimestre, apenas ¼ das cidades participavam dos mutirões aos finais de semana. Cerca de 80 mil agentes têm sido mobilizados, todo sábado, para eliminar criadouros do Aedes por todo o território paulista.

O investimento do Governo do Estado totaliza R$ 25 milhões de repasses aos municípios envolvidos, no período de março a maio. Cidades interessadas podem participar mediante assinatura de um Termo de Adesão, indicando o número de agentes e de supervisores mobilizados na campanha. Cada prefeitura deve garantir que esses profissionais realizem o trabalho de campo durante todos os sábados.

As equipes têm a atribuição de realizar vistorias domiciliares para eliminação de criadouros e potenciais focos do mosquito, bem como mobilizar a população para evitar novas infestações. Os agentes também devem preencher formulários atestando as visitas aos imóveis. Assim, além da prestação de contas dos recursos repassados pelo Governo do Estado, os gestores municipais devem submeter, mensalmente, relatórios de vistoria à Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, para monitoramento do trabalho. A Secretaria fornece apoio técnico e orientação para o desenvolvimento das atividades previstas e o material educativo utilizado nas ações.

“Mesmo com a continuação do programa de incentivo aos municípios, é muito importante que a população continue fazendo a sua parte, eliminando os criadouros do mosquito, uma vez que 80% deles estão no interior dos domicílios”, afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip.

Do Portal do Governo do Estado