Amanhã tem “Sábado Resistente” no Memorial da Resistência

Evento terá mesa redonda da equipe de produção e encenação de "Morte e Vida Severina", adaptação teatral do poema de João Cabral de Melo Neto

sex, 13/05/2016 - 17h43 | Do Portal do Governo

Amanhã (14) é dia de mais uma edição do “Sábado Resistente” no Memorial da Resistência, instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, projeto realizado em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política.

Confira a programação da Virada Cultural

O evento gratuito acontece às 14h e terá presença da equipe de produção e encenação de “Morte e Vida Severina”, adaptação teatral do poema de João Cabral de Melo Neto, em 1966, que fará uma mesa redonda na ocasião.

Sobre a peça
Em 1965, o Departamento Cultural do Diretório Central dos Estudantes assumiu a responsabilidade de criar o grupo de teatro TUCA (Teatro da Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP). Para isso, contratou Roberto Freire como seu diretor, Silnei Siqueira como diretor de atores e José Armando Ferrara como cenógrafo.

Para a estreia, o grupo decidiu transformar em peça o clássico poema de João Cabral de Melo Neto, “Morte e Vida Severina”. O então diretor convidou o jovem Chico Buarque de Holanda para musicalizar o poema, que criou quatro canções para o espetáculo. A peça estreou em setembro daquele ano e atraiu diversas críticas positivas e grande clamor do público.

O grupo foi então convidado a se apresentar em Nancy, na França, em 1966, onde recebeu um prêmio de crítica e público do IV Festival de Teatro Universitário de Nancy. Foi a primeira vez que um grupo de teatro estudantil brasileiro recebeu tao importante prêmio internacional. Isto ocasionou o convite para se apresentar em diversas cidades francesas e tambem em cidades de Portugal. A peça, apresentada em várias cidades européias, ajudou a denunciar a ditadura civil-militar no Brasil, implementada em 1964. Eles foram acompanhados por Chico Buarque e João Cabral, que na época residia na Suíça.

A música da peça foi gravada ao vivo e transformada em disco pela Companhia Brasileira de Discos, com selo da Philips.

Sobre o tema
O poema de João Cabral de Melo Neto foi publicado 1955. É um auto de natal nordestino, que conta a história de Severino, um retirante que deixa o sertão e parte para Recife em busca de uma vida melhor. Severino desce o rio Capibaribe em direção ao mar e durante o trajeto se depara com cenas de morte e miséria e, aos poucos, desenvolve uma desilusão diante da vida. Quando chega na cidade, mais especificamente na periferia, depois de ver mais cenas de morte, decide se suicidar. No entanto, é interrompido pelo anúncio do nascimento do filho de um carpinteiro. Os presentes pobres trazidos por vizinhos e a nova vida reacendem a esperança de todos na vida.

Programação:
14h00 – Boas vindas – Kátia Felipini Neves (Memorial da Resistência de São Paulo)
14h30 – Coordenação – Elza Lobo (Núcleo de Preservação da Memória Política)

Mesa Redonda:
José Armando Ferrara
Foi o primeiro cenógrafo do Teatro da Universidade Católica (TUCA) e responsável pela cenografia da peça “Morte e Vida Severina”.

Ana Lucia Torre
Atriz brasileira de cinema, teatro e televisão. Atuou em “Morte e Vida Severina” enquanto cursava ciências sociais na PUC-SP. No momento, atua na novela da Rede Globo “Êta Mundo Bom!”.

Ana Maria Bianchi
Atualmente é professora sênior da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Atuou na peça do TUCA enquanto cursava Ciências Sociais na PUC-SP. É doutora em Sociologia e possui livre docência na área de Ciências Sociais Aplicadas.

Magaly Toledo Canto
Advogada. Foi uma das atrizes da peça.

As informações são do Memorial da Resistência.  

SERVIÇO
“Sábado Resistente” no Memorial da Resistência
A partir das 14h
Memorial da Resistência de São Paulo 
Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz – Auditório Vitae – 5º andar Telefone: (11) 3335-4990/ faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças)
Entrada Gratuita

Do Portal do Governo do Estado