No Dia da Educação, conheça a ex-aluna da Etec que passou em quatro universidades públicas

Cerca de 4 mil estudantes das Escolas Técnicas foram aprovados nos mais disputados vestibulares do país no primeiro semestre de 2016

qui, 28/04/2016 - 10h08 | Do Portal do Governo



Os mais disputados vestibulares de instituições públicas do país receberam, aproximadamente, quatro mil alunos vindos das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) neste primeiro semestre de 2016. De acordo com levantamento feito pelo Centro Paula Souza com 160 unidades, os ex-alunos das Etecs conquistaram vagas em universidades federais e estaduais.

Inscrições abertas para o Vestibulinho das Etecs

Além das universidades paulistas, como USP, Unesp e Unicamp, os candidatos também foram aprovados em instituições dos estados de Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro, por exemplo. Ainda há aqueles que garantiram entrada em universidades do exterior, como nos Estados Unidos, Espanha e Portugal.

A jovem Beatriz Moreira, de 19 anos, faz parte dessa estatística. Depois de estudar desde a infância em escola pública – os últimos três anos em duas Etecs (Escola Técnica Estadual), ela conquistou quatro vagas em universidades públicas no curso de engenharia ambiental.

“A universidade pública não está tão longe como as pessoas pensam”, garante Beatriz. “Cresci na periferia e deu certo. Não é fácil, mas com esforço dá para chegar lá”, aconselha.

Além da USP, Beatriz passou no vestibular da Unicamp, Unesp e na Federal do Amapá. “Tive que dedicar um bom tempo para alcançar minha meta”, lembra.

Para isso, enfrentou uma rotina pesada de estudos. Eram duas idas às Etecs: de manhã fazia o curso regular e à noite o técnico em química. Sobrava o horário da tarde para fazer as tarefas escolares. “Foi fundamental o esforço. No final, quando você tem o resultado, é muito gratificante”, comemora.

Beatriz Moreira escolheu estudar engenharia ambiental na Unesp, no campus de Presidente Prudente, interior de São Paulo.

Do Portal do Governo do Estado