AMEs recebem 96,8% de aprovação no estado

Unidades mais bem avaliadas foram as de Ituverava, Barretos, Assis e Araçatuba; pesquisa avaliou seis quesitos

ter, 05/04/2016 - 8h20 | Do Portal do Governo



Uma pesquisa de satisfação realizada pela pela Secretaria de Estado da Saúde mostra que os AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) do Governo do Estado têm altos índices de aprovação dos pacientes. A média geral das 52 unidades de todo o Estado foi de 96,8% de aprovação.

“A opinião de quem usa o serviço é essencial. Além disso, os bons resultados motivam ainda mais os funcionários, e números tão positivos como estes mostram que estamos no caminho certo.”, afirma David Uip, secretário de Estado da Saúde.

O AME Ituverava foi o melhor avaliado entre os usuários, com índice geral de 100% de aprovação. Em seguida fica o AME Clínico de Barretos com 99,9%, seguido pelo AME Cirúrgico, também em Barretos, com 99,8%, mesma pontuação alcançada pelo AME Araçatuba. Depois vêm as unidades de Assis (99,5%), Ourinhos e São João da Boa Vista (99,4%), Jales e Santa Fé do Sul (99,3%) e Promissão (99,2%).

A pesquisa avaliou seis quesitos: espaço físico, atendimento da recepção, atendimento da equipe médica e da equipe de enfermagem, atendimento de outros profissionais e ambulatório. A pesquisa é referente a 2015 e foi realizada com pacientes das unidades.

Ambulatórios Médicos de Especialidades
Os AMEs são unidades estaduais de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas com médicos em diferentes especialidades, consultas não-médicas em áreas como fisioterapia e fonoaudiologia, exames de apoio diagnóstico e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes.

O novo modelo começou a ser implantado em 2007 no Estado de São Paulo. Desde 2011 foram implantadas 16 novas unidades. Agora a Secretaria Estadual de Saúde está empenhada na transformação de todas as unidades em “AMEs Mais”, com cirurgias de média complexidade e internação no regime de hospital-dia.

O objetivo dos AMEs é proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, por meio da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz, a fim de promover o diagnóstico precoce, orientar a terapêutica e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados, atendendo à necessidade regional nos problemas de saúde que não podem ser plenamente diagnosticados ou orientados na rede básica, pela sua complexidade, mas que não precisam de internação hospitalar ou atendimento urgente.

Os AMEs recebem pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde dos municípios. O agendamento das consultas é feita pelos próprios postos de saúde, mediante sistema informatizado da Secretaria.

Do Portal do Governo do Estado