Poupatempo conquista 97% de aprovação dos usuários

Objetivo da pesquisa foi identificar o grau de satisfação da utilização de serviços, canais de informação e colher sugestões de melhorias

qua, 23/03/2016 - 10h32 | Do Portal do Governo

Uma pesquisa de opinião realizada com 6.575 usuários mostra que para 97% dos entrevistados o Poupatempo é um orgulho para o Estado de São Paulo. As respostas indicam que os usuários consideram o programa bem organizado (98% dos entrevistados), respeita o cidadão (97%), tem poucas filas (82%), tem funcionários atenciosos (96%), presta um bom atendimento (97%) e tem funcionários bem treinados (93%).

Além disso, o Poupatempo é um serviço aprovado por 100% dos entrevistados na Grande São Paulo, por 99% dos entrevistados na Capital e interior e por 98% no Litoral. A capacidade tecnológica do programa é positiva para 93% dos entrevistados, regular para 3%, mesma porcentagem de quem não respondeu, e negativa para 1%.

Os usuários responderam que a tecnologia agrega qualidade aos serviços oferecidos (91%), é inovadora e moderna (86%) e apresenta poucos problemas (79%). E mais: 87% acham que o Poupatempo é uma referência na prestação de serviços que utilizam tecnologia e 85% consideram que o programa está sempre buscando novas soluções tecnológicas.

Sessenta por cento dos entrevistados disseram que o serviço melhorou e 28% acharam que o nível de qualidade do atendimento se manteve em relação a visitas anteriores; 11% não responderam e para apenas 1% o atendimento piorou.

A coleta de dados aconteceu em períodos diferenciados do dia, cobrindo diferentes turnos. A pesquisa também mostra o perfil dos usuários do Poupatempo: 53,7% são homens e 46,3% são mulheres. Já 71,7% possuem ensino médio ou superior e 28,3% cursaram o ensino fundamental; 14,2% têm até 25 anos, 37,8% estão na faixa dos 26 a 40 anos e 48% têm mais de 41 anos de idade.

Os serviços mais procurados são por primeira ou segunda via do RG (28,9%), emissão de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (19%) e primeira ou segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (21,5%).

Abrangência do programa   
Atualmente, são 69 unidades fixas e uma móvel que cobrem todas as regiões administrativas do estado de São Paulo. A média diária de atendimentos é de 179,7 mil, e a média mensal é de 4 milhões de atendimentos.

Do Portal do Governo do Estado