Exposição “O mundo de Tim Burton” começa nesta quinta-feira

Mostra traz itens raros e trabalhos não realizados

qua, 03/02/2016 - 18h38 | Do Portal do Governo

Uma das exposições mais aguardadas chega nesta quinta-feira (4) ao MIS (Museu da Imagem e do Som. “O mundo de Tim Burton” explora toda a gama do trabalho criativo de Tim Burton e apresenta desde desenhos da infância até sua carreira consolidada como diretor. Museu será o primeiro da América Latina a sediar esta exposição.

A mostra reúne cerca de quinhentos itens incluindo obras de arte e esboços raramente ou nunca vistos, pinturas, storyboards e bonecos de sua vasta filmografia, que inclui Edward mãos de tesoura, O estranho mundo de Jack, Batman, Marte Ataca!, Ed Wood, Os fantasmas se divertem, entre outros, e de projetos não realizados e pouco conhecidos que revelam seu talento como artista, ilustrador, fotógrafo e escritor.

Entre os itens estão storyboards do filme feito para a televisão João e Maria; seus primeiros curtas, realizados no início da década de 1970 e nunca lançados; desenhos feitos por Tim Burton em guardanapos e emoldurados em dois frames com 45 desenhos cada; esboços de Edward, personagem de Johnny Depp em Edwards mãos de tesoura, e bonecos dos personagens Victor, Edgar e Elsa Van Helsing da animação Frankenweenie.

Os visitantes ainda encontram cast & crew books – material anteriormente disponível apenas para as pessoas que trabalharam em filmes de Burton – onde podem conferir, de forma interativa, os bastidores de alguns de seus filmes: Peixe Grande e suas histórias maravilhosas, Sweeney Todd – O barbeiro demoníaco da rua Fleet, A fantástica fábrica de chocolate, Sombras da noite e Frankenweenie.

Os visitantes do MIS podem esperar muitas surpresas. Entre as novidades estão a expografia especial, criada pela equipe do museu em parceria com a Caselúdico, e uma nova divisão das seções originalmente criadas. Além disso, uma sala inédita revela quais foram as inspirações que influenciaram o cineasta em seu trabalho. O espaço foi montado a partir de uma lista feita por Tim Burton.

Entre os itens estão pôsteres promocionais dos filmes King Kong (1976) e Frankenstein (1931), uma cópia do quadro A noite estrelada, de Vincent van Gogh, e uma foto de Edgar Allan Poe. A mostra traz ainda uma sala dedicada a projetos não realizados, e outra, à sua filmografia.

A retrospectiva de trabalhos do diretor foi originalmente montada pelo MoMA em 2009 e depois viajou para as cidades de Melbourne, Toronto, Los Angeles, Paris e Seul. Após estas paradas a Mostra se aprofundou na temática de Burton, seus assuntos e sua perspectiva criativa única, apresentando mais de 150 novas obras não vistas na exposição anterior. Depois de paradas em Praga, Tóquio, Osaka e Brühl, Alemanha, chega ao Brasil. Nesta quarta-feira (3) o Museu receberá jornalistas e convidados para a abertura da Exposição.

SERVIÇO
Exposição “O mundo de Tim Burton” no MIS
De 4 de fevereiro a 15 de maio de 2016
Das 11h às 20h (terça a sexta-feira); 9h às 21h (sábados); e 11h às 19h (domingos e feriados)
Museu de Imagem e Som
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Ingressos Domingos R$12,00 (inteira) e R$6,00 (meia) na bilheteria do MIS. Terça-feira, entrada gratuita com retirada de senha na Bilheteria 
Os ingressos para os dias 4, 5, 6, 8, 24, 25 e 26 de fevereiro; 2, 3, 4, 5, 9, 10, 12, 16, 17, 19, 23, 24, 26, 30 e 31 de março estão esgotados. Classificação etária Livre
(11) 2117 4777
www.mis-sp.org.br

Do Portal do Governo do Estado