Núcleo Curucutu do Parque Serra do Mar tem atrações especiais nas férias

Trilha Noturna e Aula de Sobrevivência na Selva são destaques da programação; local abriga ecossistemas do bioma Mata Atlântica

dom, 17/01/2016 - 8h01 | Do Portal do Governo

Um local que abriga ecossistemas do bioma Mata Atlântica, em destaque os campos nebulares, e que preserva nascentes e mananciais dos rios Capivari, Monos e Embu Guaçu, que alimentam o reservatório Guarapiranga e o sistema Mambu/Rio Branco, em Itanhaém.

Esse é o Núcleo Curucutu do Parque Estadual Serra do Mar (PESM), criado em 1977, que abrange os municípios de São Paulo, Itanhaém, Mongaguá e Juquitiba. abrange os municípios de São Paulo, Itanhaém, Mongaguá e Juquitiba.

Entre as atrações, podemos destacar as trilhas do Mirante ou da Bica e a diversidade da fauna e flora do litoral paulista.

E para intensificar ainda mais o contato dos visitantes com a natureza, nos meses de janeiro e fevereiro haverá uma programação especial para os visitantes: uma Trilha Noturna e uma Aula de Sobrevivência na Selva.

A Trilha Noturna ocorrerá nos dias 23 de janeiro e 27 de fevereiro, com início às 19h e limite de 40 pessoas por dia. A atividade consiste em percorrer as trilhas do Mirante e da Bica, para que o visitante contemple paisagens como a lua cheia, além da vida noturna na mata fechada.

Já a Aula de Sobrevivência na Selva será realizada a partir das 9h do dia 20 de fevereiro, com limite de 30 pessoas por dia. Essa atividade tem como objetivo, conscientizar o ecoturista dos limites existentes quando se entra em uma floresta tão grande quanto a Mata Atlântica, além de ensinar ao visitante o que fazer em situações de emergência.

As duas ações contam com o apoio da Polícia Militar Ambiental e da Guarda Civil Metropolitana Ambiental de Parelheiros, que vão garantir toda a segurança dos participantes. Os visitantes devem levar lanche, água e roupas confortáveis para a realização das atividades.

Curiosidades
Conforme algumas lendas, o nome Curucutu tem origem indígena e significaria um grande número de corujas na região. São mais de 11 espécies registradas na região. Não à toa, o símbolo do núcleo ser uma coruja.

SERVIÇO
Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Curucutu
Acesso pela a Estrada da Bela Vista, 7090 – Parelheiros – SP
Dias e horários de funcionamento: diariamente, das 8h às 17h
Ingresso: entrada gratuita
Telefone: (13) 3426-9223(13) 3422-5657
E-mail: pesm.curucutu@fflorestal.sp.gov.br  
Acesse o site do Núcleo Curucutu do Parque Estadual Serra do Mar

Mais informações no site da Secretaria do Meio Ambiente.

Do Portal do Governo do Estado