Obras do Sistema Produtor de Água São Lourenço estão em ritmo acelerado

Quando estiver pronto, sistema vai captar 6,4 m³ por segundo para a Região Metropolitana de São Paulo, beneficiando dois milhões de habitantes

ter, 17/11/2015 - 14h32 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin vistoriou nesta terça-feira (17) a maior obra hidrográfica do país, o Sistema Produtor de Água São Lourenço. “São 6,4 m³ por segundo para a Região Metropolitana de São Paulo. Cada 1 m³ por segundo equivale a 300 mil habitantes. Estamos falando de quase dois milhões de habitantes abastecidos com água nova”, disse o governador.

Serão beneficiados moradores de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista, regiões atendidas pelo Sistema Cantareira. 

A obra, realizada através de uma PPP (Parceria Público-Privada), já assentou mais de 21 mil metros de adutoras. A previsão é entregar 26 quilômetros de adutoras até o final de 2015.

Um marco importante ocorreu em 27 de março deste ano, quando houve a primeira concretagem na área onde está sendo construída a ETA (Estação de Tratamento de Água) de Vargem Grande Paulist

Ao todo, 2.900 funcionários estão trabalhando em 14 canteiros de obras. Também foram gerados 600 empregos indiretos.

Entenda a obra
O Sistema Produtor de Água São Lourenço vai captar água na represa Cachoeira do França, em Ibiúna. Serão instalados 83 km de adutoras (grandes tubulações), incluindo um túnel de 1.100 metros pela serra e uma passagem por baixo da Rodovia Raposo Tavares. Em parte do trajeto, os tubos chegam a ter 2,10 metros de diâmetro.

Um dos pontos principais é o bombeamento da água para superar o desnível de 300 metros da Serra de Paranapiacaba.

O projeto prevê ainda a construção de uma estação de tratamento de água, em Vargem Grande Paulista, e reservatórios para armazenar até 110 milhões de litros d´água. 

A PPP é uma parceria das construtoras Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa e terá investimento de R$ 2,21 bilhões, em troca da operação do sistema por 25 anos.

Do Portal do Governo do Estado