Fapesp lança o primeiro banco público de dados genômico do país

Objetivo é permitir o fortalecimento da chamada medicina de precisão no Brasil

seg, 16/11/2015 - 17h02 | Do Portal do Governo

Um banco público de dados genômicos inédito no país foi lançado na última sexta-feira (13) pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). O BIPMed, Brazilian Initiative on Precision Medicine, reúne informações reunidas ao longo de vários anos, a partir de estudos realizados em diferentes instituições e grupos de pesquisa.

Resultado de um trabalho de cinco Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fapesp, o BIPMed é o primeiro banco on-line a agrupar grande quantidade de informações genômicas na América Latina.

“A pesquisa na área de genômica humana tem sido feita há vários anos no Brasil e por vários grupos, mas esses dados nunca foram tornados públicos em um banco organizado, como tem sido feito por décadas nos Estados Unidos e na Europa”, afirma a pesquisadora do Brainn responsável pela formatação dos dados, Iscia Lopes-Cendes.

A ferramente poderá ser usada on-line por médicos e cientistas de todo o mundo, para compartilhar e obter informações sobre vários aspectos da medicina genômica e da saúde humana, bem como para apoiar a divulgação e a formação.

Diretrizes
O projeto estará baseado em uma plataforma eletrônica, construída segundo diretrizes e princípios da Aliança Global para Genômica e Saúde (GA4GH, na sigla em inglês), iniciativa internacional que reúne mais de 300 instituições de pesquisa da área da saúde, formada para acelerar o potencial da medicina genômica por meio da troca de informações entre pesquisadores, em benefício da saúde humana.

Portal do Governo do Estado