Programa Nascentes inicia sua quarta frente em Salesópolis

Iniciativa visa a recuperação ecológica de 66 hectares de matas ciliares ao longo do reservatório de Paraitinga, integrante do Sistema Produtor do Alto Tietê

sex, 13/11/2015 - 13h24 | Do Portal do Governo

Começou a quarta frente do Programa Nascentes, dessa vez no município de Salesópolis. O lançamento foi feito nesta sexta-feira (13) pelo governador Geraldo Alckmin. A iniciativa visa a recuperação ecológica de 66 hectares de matas ciliares ao longo do reservatório de Paraitinga, integrante do Sistema Produtor do Alto Tietê.

“Estamos dando mais um passo importante no Programa Nascentes, na recomposição das margens das represas do Sistema Alto Tietê. Estamos aqui no Rio Paraitinga, mas todas as outras represas do sistema terão a recomposição das matas ciliares com mudas nativas da região”, disse o governador, referindo-se às represas Ponte Nova, Biritiba-Mirim, Jundiaí, e Taiaçupeba.

No total, serão utilizadas 110 mil mudas de 80 espécies nativas da Mata Atlântica. para isso, serão investidos R$ 3,1 milhões. O trabalho será realizado pelo Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo).

“Isso vai evitar o assoreamento das represas, melhorar o clico das chuvas e também beneficiar a fauna e a flora”, disse.

Produção de mudas pelos reeducandos
Parte das mudas é produzida no Parque Ecológico do Tietê e por reeducandos do Programa Regional de Plantio de Mudas Nativas e Recuperação de Mananciais, da Secretaria de Administração Penitenciária.

O programa tem como objetivo promover a ressocialização de sentenciados por meio da produção de mudas, do plantio e da restauração de áreas degradadas, principalmente nas regiões dos presídios.

LEIA MAIS: Projeto sustentável ajuda a ressocializar presos do semiaberto

Programa Nascentes
O Programa Nascentes tem a meta de restaurar cerca de 20 mil hectares de matas ciliares e proteger seis mil quilômetros de cursos d’água com investimentos públicos e privados. A iniciativa envolve proprietários locais, prefeitura, sindicato, ONGs, secretarias de Estado, associações e cooperativas com o intuito de aliar conservação da biodiversidade à qualidade da água.

Inicialmente, as ações abrangem as bacias hidrográficas do Alto Tietê, Paraíba do Sul e Piracicaba/Capivari/Jundiaí, regiões que concentram mais de 30 milhões de habitantes. Nesta etapa, o objetivo é recuperar 4.464 hectares de matas ciliares, uma área equivalente a 5.400 campos de futebol, utilizando 6,3 milhões de mudas de espécies nativas.

Importância das matas ciliares
As matas ciliares, dispostas ao longo das margens dos cursos d’água, são importantes, pois formam uma interface dinâmica entre os sistemas aquáticos e terrestres, trazendo vários benefícios. Entre eles, a diminuição do escoamento superficial das águas das chuvas, o que acaba minimizando os processos erosivos e favorecendo a conservação dos recursos hídricos.

Etapas anteriores
primeiro plantio de mudas aconteceu no município de Piracaia, na Bacia Hidrográfica dos rios Piracicaba/Capivari/Jundiaí (Bacia PCJ). A previsão é que sejam plantadas mudas em 10,22 hectares de áreas ciliares em seis propriedades rurais, próximas da Represa da Cachoeira.

Já a segunda etapa pretende promover a restauração ecológica de 371 hectares de matas ciliares na bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. No total, serão utilizadas 618.983 mudas de 80 espécies nativas da Mata Atlântica que serão plantadas em 10 áreas localizadas no reservatório da Usina Hidrelétrica Jaguari, pertencente à Companhia Energética de São Paulo (Cesp).

Com a terceira etapa, o Programa Nascentes avançou mais um pouco com a frente de trabalho na cidade de Joanópolis. A nova etapa será executada em três propriedades particulares, totalizando 10,01 hectares, na Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), uma das regiões prioritárias do programa por apresentar grande demanda de água para abastecimento público.

Holambra
Nesta última quarta-feira (11) o governador Geraldo Alckmin autorizou os convênios para recuperação de 16 hectares de vegetação nativa no entorno das 170 nascentes e matas ciliares na cidade de Holambra. Leia mais.

Do Portal do Governo do Estado