Rota religiosa atrai visitantes para Cachoeira Paulista

Cidade integra o Circuito Religioso do Estado e tem como um dos destaques o Santuário Nacional de Santa Cabeça

sex, 09/10/2015 - 19h01 | Do Portal do Governo

A cidade de Cachoeira Paulista, localizada a 212 quilômetros da capital, está situada entre as Serras da Mantiqueira e da Bocaina, é uma opção tanto para quem gosta de turismo religioso como para quem prefere turismo ecológico.

O município integra o Circuito Religioso do Estado juntamente com as cidades de Aparecida e Guaratinguetá. Por ano, recebe cerca de dois milhões de pessoas, com destaque para o Santuário Nacional de Santa Cabeça. O ponto de romarias invoca a santa para interceder pelas enfermidades relacionadas à cabeça e conta com sala dos milagres, “fonte milagrosa” e a imagem original da cabeça.

Outro ponto bastante visitado é a Canção Nova, comunidade católica que possui um sistema de rádio e televisão, e a Igreja do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, construção do século 18, que guarda em seu interior os restos mortais do primeiro vigário da cidade.

Relaxando na natureza
Na parte natural, Cachoeira Paulista conta com diversas belezas, uma delas a Cachoeira da Bocaina. A área, ao redor da queda de 20 m do Rio Bravo, é ótima para piquenique e um banho relaxante nas águas que formam uma piscina natural.

O Parque Ecológico Nelson Lorena também merece uma visita. O local possui uma ampla área verde com lago, pedalinho, parque infantil e vagão de trem destinado como espaço cultural. Lá também está localizado o Museu Costa Júnior, que abriga um acervo de documentos e objetos referentes à Revolução Constitucionalista de 1932.

Já quem for à Represa da Usina Hidrelétrica da Serra da Bocaina vai encontrar uma das primeiras usinas do Estado. A construção é de 1912 e até hoje se encontra em funcionamento.

Além disso, a cidade é sede do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), um centro tecnológico voltado às pesquisas aeroespaciais e previsão do tempo, cujo departamento atende por CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), e conta com o computador mais rápido do hemisfério Sul.

Do Portal do Governo do Estado