Entenda a reorganização escolar que vai acontecer na Rede Estadual de Ensino

Projeto da Secretaria da Educação quer melhorar a qualidade da educação e do ambiente escolar; evento no dia 14 de novembro vai explicar novidades

sex, 09/10/2015 - 17h44 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação começou em setembro a reorganizar 5 mil escolas da rede estadual de ensino. No início do ano letivo de 2016, as unidades com três ciclos de ensino (1º ao 5º, do Fundamental, 6º ao 9º do Fundamental e Ensino Médio) deverão ser reduzidas para o crescimento da quantidade de escolas com apenas um ciclo.

VEJA LISTA COM 30 MOTIVOS PARA A REORGANIZAÇÃO ESCOLAR

O projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de ensino e do ambiente escolar. A mudança na rede é baseada em estudo que aponta rendimento superior de 10% nas escolas com ciclo único. A expectativa é que cerca de 1 milhão de estudantes sejam beneficiados diretamente. 

Muitas dúvidas têm surgido devido à reformulação. Para esclarecer a população, a Educação elaborou um conjunto de perguntas e respostas sobre a alteração. Veja algumas delas:

1 – A Reorganização acontecerá em todas as escolas?
Não. Nem todas as unidades de ensino vão participar da reorganização escolar. As escolas com mais de um ciclo ainda funcionarão, devido às diferenças demográficas e as necessidades por escolas para diversas faixas etárias em algumas regiões de São Paulo.

2 – Quando saberei a lista das escolas que serão reorganizadas?
A lista será divulgada no dia 14 de novembro, em um megaencontro entre escolas e pais. Chamado de “Dia E”, as 5 mil escolas estaduais estarão abertas para receber pais, responsáveis e alunos e explicar todo o processo de reorganização. Será um momento oportuno também para tirar dúvidas e entender os benefícios da proposta em curso na rede. Saiba mais aqui.

3 – É verdade que Diretorias de Ensino serão extintas com a reorganização escolar?
Não. Todas as 91 diretorias de ensino serão mantidas.

4 – O programa Professor Mediador vai acabar com a nova reorganização escolar?
Não. O programa do Professor Mediador continuará na rede estadual paulista.

5 – O Programa Sala de Leitura será extinto com a nova reorganização escolar?
Não. O Programa Sala de Leitura continuará na rede estadual paulista.

6 – Os professores coordenadores continuarão atuando nas escolas? 
Sim. Os professores coordenadores continuarão atuando nas escolas paulistas

7 – As escolas do período noturno serão fechadas com a nova reorganização escolar?
Não. O período noturno continuará a existir na rede estadual.

Para entender melhor a mudança, uma página especial foi criada com perguntas e respostas sobre tema. Tire suas dúvidas e acesse o conteúdo.

Do Portal do Governo do Estado