Secretarias do governo paulista discutem ações em benefício do clima

Encontro no Palácio dos Bandeirantes reuniu governo e cientistas para debater como o estado pode fazer mais para evitar os efeitos da mudança climática

qui, 08/10/2015 - 20h30 | Do Portal do Governo

De olho na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 21, que acontecerá em Paris no fim do ano, doze secretarias estaduais, prefeituras, além de cientistas ligados a universidades paulistas discutiram como o Estado de São Paulo pode fazer mais pelo clima.

O encontro, realizado nesta quinta-feira (8) no Palácio dos Bandeirantes, foi promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Assessoria Especial para Assuntos Internacionais.

Edson Aparecido, secretário chefe da Casa Civil, pediu a participação efetiva de todas as pastas para que São Paulo “continue um exemplo a ser seguido por outros estados da federação e também para tantos países no mundo”.

Segundo ele, a divulgação do modelo do estado “é determinante para alcançarmos metas sustentáveis também através de empréstimos internacionais”.

A secretária do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, falou sobre as iniciativas da pasta, lembrou o recente encontro do Climate Group em Nova York e pediu o apoio das pastas para atrair mais parceiros da iniciativa privada no objetivo de redução das emissões de carbono do Estado.

“Na COP 21, o governo de São Paulo deve ter uma agenda própria para mostrar o que o governo faz em conjunto com o setor privado estadual”, afirmou Iglecias.

União de poderes
Segundo a secretária, o papel dos governos subnacionais têm sido muito valorizado. “Não basta o Brasil apresentar uma meta, os governos estaduais e municipais são fundamentais, pois são eles que estão mais próximos do cidadão”, concluiu.

Durante o encontro, a SMA e a Casa Civil assinaram protocolo de intenções com o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (CIOESTE) e com a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado) para auxiliar na redução da emissão de gases de efeito estufa.

Além da Casa Civil, SMA, CIOESTE e Fapesp, estiveram presentes no encontro representantes das secretarias da Agricultura, Cultura, Defesa Civil, Energia, do Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Fazenda, Governo, Habitação, Planejamento, Recursos Hídricos, Transportes Metropolitanos, Turismo.

Do Portal do Governo do Estado