Ação da Operação Corta Fogo continua durante o mês de outubro

Algumas cidades do interior do estado ainda têm situação preocupante

sex, 09/10/2015 - 16h16 | Do Portal do Governo



Outubro ainda faz parte do período de estiagem, um período ainda propício para ocorrências de incêndios. Por conta disso, a Secretaria do Meio Ambiente – juntamente com o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar Ambiental, a Defesa Civil, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – coloca em prática a Operação Corta Fogo, que prioriza o controle de incidência de focos de incêndio através de palestras de concientização.

Hoje, segundo levantamento da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a situação ainda é bastante preocupante nas regiões de Campinas, de Araçatuba, de Ribeirão Preto, de São José do Rio Preto e de Barretos. Munícipios que devem receber uma atenção especial.

A população pode colaborar evitando lançar pontas de cigarros acesas em rodovias, queimar lixo, atear fogo em pastos e canaviais sem autorização, fazer fogueiras e soltar balões. Os incêndios provocam a destruição de plantações e construções, a morte de animais silvestres, inclusive de espécies ameaçadas de extinção, a poluição do ar, e são uma contribuição significante do aquecimento global.

Plano de ação

A SMA durante todo ano trabalha preventivamente e no período da seca intensifica as ações de monitoramento, controle e combate ao fogo. O trabalho inclui a utilização de novas tecnologias para o monitoramento e combate, o aumento da participação municipal e o envolvimento dos setores produtivos, sucroenergético e florestal, nas ações. No período de 1º de janeiro a 22 de setembro deste ano foram registrados 1.622 episódios, contra 3.681 episódios no mesmo período de 2014.

Do Portal do Governo do Estado