VÍDEO: conheça o Catavento, espaço interativo de ciências e tecnologia

Museu na cidade de São Paulo permite um aprendizado sobre o universo, vida, engenho e sociedade

qui, 08/10/2015 - 16h49 | Do Portal do Governo

Um ambiente que é capaz de conectar, envolver e transformar atividades em conhecimento. É assim o Museu Catavento Educacional, fruto de uma parceria entre as Secretarias Estaduais da Educação e Cultura, localizado no histórico prédio do Palácio das Indústrias, no Centro velho de São Paulo.

É praticamente um mergulho no aprendizado científico. “Abordamos as mesmas ciências que se aprende na escola, mas de uma forma lúdica”, diz Júlia Rugno, porta-voz do Catavento Cultural e Educacional. “A ideia é que a criança aproveite todo o espaço. Que ela possa colocar a mão e interagir com as instalações”.

Opções para essa integração não faltam. Afinal, são 8 mil m² de área expositiva e 250 instalações. Cada ambiente foi pensado para criar uma atmosfera única e despertar o desejo do visitante em saber mais sobre o Universo, a Vida, o Engenho e a Sociedade – as quatro seções que compõem o Museu.

“É importante que os alunos venham vivenciar essa prática, saindo da realidade escolar”, conta o professor de física, Leandro Carreiro. “Aqui eles podem ver como funcionam os experimentos e ter mais interesse pela ciência”, completa o professor.

A gama de atrações do Catavento já levou ao local 2,5 milhões de visitantes desde 2009. Além das escolas, que fazem visitas em grupo, o Museu recebe um número expressivo de famílias, especialmente aos finais de semana. “Viemos aqui para que eles possam vivenciar a física, a biologia, de uma maneira prática para melhorar seus conhecimentos”, disse André Gustavo Moura, pai de duas crianças de 4 e 6 anos.

Curiosidades
No local também é possível conferir as atrações da Fundação Museu da Tecnologia de São Paulo, que teve seu acervo transferido para o Catavento no início de 2011.

Entre os principais equipamentos estão a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.

SERVIÇO
Catavento Cultural e Educacional 
Praça Cívica Ulysses Guimarães, S/N – Brás, São Paulo – SP
(11) 3315-0051
Mais informações no site   

Do Portal do Governo do Estado