Primatas nativos são amparados por comissão de proteção estadual

Pró-Primatas Paulistas visa promover o respeito, o conhecimento, a conservação e a recuperação dessas espécies em seu estado e habitat naturais

dom, 04/10/2015 - 14h49 | Do Portal do Governo

Para proteger os primatas que vivem no território paulista, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente instituiu a Comissão Permanente de Proteção dos Primatas Nativos do Estado de São Paulo – Pró-Primatas Paulistas. O objetivo é promover o conhecimento científico, conservação, recuperação das espécies em seu habitat natural por meio de ações diretas e de educação ambiental.

No mundo, são conhecidas 497 espécies de primatas. Com a inclusão das subespécies reconhecidas, esse número sobe para 696. No Brasil, existem 123 espécies distribuídas em cinco famílias, que representam aproximadamente 25% dos indivíduos em nível mundial. No Estado de São Paulo, existem 10 espécies, seis delas estão sob ameaça de extinção.

Assista ao vídeo da Secretaria do Meio Ambiente sobre o Pró-Primatas Paulistas

O Plano de Ação para Conservação dos Primatas Paulistas prevê a realização, entre outros, dos seguintes projetos: plano de atendimento a emergências, conservação do mico-leão-preto em paisagens fragmentadas, pesquisa e conservação de muriqui-do-sul em Barreiro Rico, estratégia para conservação no extremo oeste paulista; e ampliação da Estação Ecológica de Caetetus.

Símbolo da conservação da fauna paulista, o mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus), único primata que só existe no Estado, foi declarado pelo Governo de São Paulo, em junho de 2014, como Patrimônio Ambiental do Estado, determinando a todos os órgãos da administração pública, em especial à Secretaria do Meio Ambiente, o desenvolvimento dos esforços necessários à proteção e recuperação dessa espécie.

Denuncie
Para denunciar atividades que coloquem em risco a fauna, ligue no 190 da Polícia Militar Ambiental ou por meio do Disque Ambiente no 0800 113560.

Do Portal do Governo do Estado