“SP pela Primeiríssima Infância” é ampliado para 101 municípios paulistas

Programa tem por objetivo promover a saúde integral e o pleno desenvolvimento do público infantil por meio de uma ampla rede de proteção e políticas públicas

qui, 01/10/2015 - 14h39 | Do Portal do Governo

O “São Paulo pela Primeiríssima Infância” foi ampliado para sessenta municípios paulistas. Agora, 101 cidades passam a contar com o programa estadual, que tem por objetivo promover a saúde integral e o pleno desenvolvimento do público infantil (crianças de 0 a 3 anos de idade) no sentido intelectual, cognitivo e afetivo, desde a gestação e parto até os primeiros anos de vida.

“Pretendemos sensibilizar gestores, profissionais e toda população quanto à importância dos estímulos cognitivos e dos gestos de afeto para o desenvolvimento emocional e psíquico das crianças, que devem receber plena atenção desde a fase gestacional”, destacou o secretário de Estado da Saúde, David Uip.

Por meio de uma ampla rede de proteção e políticas públicas, o Programa propõe um modelo de mudança nos municípios, estruturado em quatro eixos: formação profissional, com a capacitação de servidores da saúde; mobilização social, por meio de ações com a comunidade; avaliação, através do monitoramento prévio e recorrente no programa; além da governança, com a criação de comitês gestores municipais compostos por representantes da sociedade civil.

Um trabalho multidisciplinar que também envolve mães e gestantes, bem como os seus círculos de convivência, como núcleo familiar, creches, instituições e cuidadores.

De acordo com o secretário Floriano Pesaro, o Governo do Estado trabalha para unificar programas. “Nesse contexto, a Assistência Social tem papel fundamental pois trabalha a família e entende toda complexidade de serviços que ela pode demandar. Isso é estratégico para que as pastas possam oferecer um atendimento integral às famílias”, disse.

Leia mais no site da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Do Portal do Governo do Estado