Máquina na Estação Sé transforma latas e garrafas pet em descontos

Novidade no país, equipamento oferece descontos em bilhetes de transporte, conta de luz e livrarias

qua, 30/09/2015 - 15h31 | Do Portal do Governo

Os usuários que passarem pela estação Sé do Metrô poderão utilizar a primeira máquina multifuncional de coleta seletiva do país. O equipamento automatiza a coleta de latas e garrafas pet e oferece descontos em bilhetes de transporte, conta de luz e livrarias.

A Retorna Machine foi criada na China e é utilizada em mais de 1.200 pontos de Pequim. Já o modelo brasileiro é inédito e exclusivo, sendo o único, em todo o mundo, que opera com programa de fidelização de usuário a partir de um software desenvolvido no Brasil.

A máquina coleta, identifica e qualifica produtos descartados, pontua e conversa com o usuário, além de veicular mídia. Seu funcionamento é simples e intuitivo: em três toques é criada uma conta para o programa de benefícios, com nome de usuário, e-mail e senha.

Esses pontos poderão ser revertidos em recompensas ou doações a instituições. Basta acessar sua conta, pelo site da Triciclo (empresa brasileira responsável pela iniciativa) ou pelo Aplicativo Retorna Machine (que estará disponível a partir do dia 5 de outubro), e efetuar a troca pretendida.

Retorna Machine
Além da capacidade de armazenamento, de mais de mil recipientes aproximadamente, a máquina tem dois painéis laterais com LEDs, para veiculação de mídia, e uma tela touch-screen de 42´ na parte frontal, que interage com os usuários. Rede wi-fi, câmera, vídeo e impressora são alguns dos recursos da Retorna Machine, que também identifica códigos de barra e QR-codes, o que permite interligação com vários sistemas e desenvolvimento de programas de relacionamento e incentivos.

A máquina tira fotos e grava vídeos que podem ser postados nas redes sociais. Também pode operar com programações diversas como pesquisa de mercado e campanhas promocionais.

Do Portal Do Governo do Estado