43 municípios serão beneficiados pelo Programa Melhor Caminho

Alckmin autorizou convênio no valor de R$27,6 milhões para extensão de 452,89 quilômetros de vias em condições ruins de trafegabilidade

ter, 15/09/2015 - 18h51 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta quarta-feira (2), no Palácio dos Bandeirantes, a autorização para a Secretaria de Agricultura e Abastecimento celebrar convênios com 43 prefeituras para readequação de estradas por meio do Programa Melhor Caminho/Pontos Críticos. O investimento do Estado para as obras tem valor de R$ 27,6 milhões.

“A estrada é o caminho do desenvolvimento. Sabemos das dificuldades dos municípios e, para aproveitar melhor o dinheiro, nós atenderemos os pontos críticos, que são 43 municípios agrícolas. Chegaremos a 452 quilômetros de extensão nesses pontos mais necessários. Quando assinamos o convênio, o dinheiro já está empenhado e o recurso liberado”, disse o governador.

O novo conceito de Pontos Críticos vai otimizar o trabalho da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), que vai readequar os quilômetros de extensão das estradas somente nos pontos mais necessitados. Além disso, serão implantadas nas estradas o chamado bigode, uma saída para a água escorrer não pela estrada – indo parar no rio -, mas sim para as laterais, garantindo que ela infiltre no solo e abasteça o lençol freático. Devido a isso, as propriedades rurais atendidas não ganham apenas um melhor tráfego, mas também um solo mais fértil.

“Esse pacote de obras do Programa Melhor Caminho é a sinalização de um exemplo de decisão de investimento que o governo dá ao Brasil nessa hora extremamente difícil que o país vive. Isso, com certeza, vai induzir ao desenvolvimento do Estado”, declarou o presidente da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), Toshio Misato.

Serão beneficiados pelo programa os municípios de de Américo de Campos, Avaré, Bady Bassit, Barrinha, Boituva, Caconde, Cardoso, Espírito Santo do Pinhal, Franca, Holambra, Ibirarema, Indiaporã, Ipaussu, Itaporanga, Itapuí, Ituverava, Jaci, Jales, Jardinópolis, Lutécia, Monte Castelo, Nova Aliança, Nova Europa, Oriente, Ourinhos, Palmital, Paraibuna, Paranapanema, Pederneiras, Piratininga, Pongaí, Pontes Gestal, Potim, Salto Grande, Santópolis do Aguapei, São Miguel Arcanjo, Taquaritinga, Tejupá, Torre de Pedra, Trabiju, Uchoa, Urupês e Valparaíso. Com a obra entregue, a manutenção dos trechos readequados fica por conta da prefeitura de cada município.

Leia mais sobre o Programa Melhor Caminho aqui.

Do Portal do Governo do Estado