Estação da Luz recebe ação antitabagismo nesta segunda (31)

Atividade vai orientar sobre os riscos do cigarro e tratamentos contra dependência

seg, 31/08/2015 - 8h41 | Do Portal do Governo



A Estação da Luz da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) recebe nesta segunda-feira (31), das 10h às 15h, ação para orientar os fumantes sobre os riscos do cigarro e tratamentos para lidar com a dependência.

A atividade, realizada pela equipe do CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas), oferecerá exames como monoximetria, que mostra o índice de monóxido de carbono no organismo, cálculo do índice de massa corporal (IMC) e rastreamento de lesões na cavidade bucal, com avaliação do grau de dependência em relação à nicotina.

(Veja explicação de especialista sobre o risco do tabaco no VÍDEO acima)

Os interessados em realizar tratamento serão encaminhados para locais de atendimento no SUS. O público será atendido, por ordem de chegada, no saguão principal da Estação da Luz (área não paga).

Profissionais de saúde de diversas especialidades como nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos e dentistas farão os atendimentos. No local, também serão distribuídos folders contendo informações sobre os malefícios do cigarro e orientações para aqueles que desejam parar de fumar.

Risco à saúde
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A doença é responsável por cinco milhões de mortes ao ano no mundo, o que corresponde a mais de 10 mil por dia.

A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes.

SERVIÇO
Ação contra tabagismo
Estação da Luz – saguão principal
Segunda-feira (31)
Das 10h às 15h

Do Portal do Governo do Estado