Pneumologista do Instituto do Câncer do Estado alerta sobre riscos do tabaco

Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado neste sábado (29); vício está associado a doenças cardiovasculares, pulmonares e diversos tipos de câncer

sex, 28/08/2015 - 13h09 | Do Portal do Governo

Sábado, 29 de agosto, é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Devido a doenças decorrentes do uso do tabaco, cada vez mais são lançadas campanhas e alertas sobre a importância de parar de fumar. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo lidera o ranking das mortes evitáveis em todos os continentes.

“Se tem duas pessoas com o mesmo perfil e as mesmas doenças crônicas, sendo que uma delas fuma e outra não, a fumante tem uma expectativa de vida 10 anos menor”, explica o pneumologista Alexandre Kawassaki, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). “Quanto antes a pessoa parar, essa expectativa [de vida] volta a se aproximar daquela pessoa que nunca fumou” (veja mais no vídeo ao lado).

Em razão das substâncias nocivas à saúde presentes no cigarro, os fumantes podem desencadear uma série de doenças, em especial as cardiovasculares e pulmonares, além do câncer.

“Isso inclui uma lista gigantesca de cânceres associados, como pulmão, esôfago, cabeça e pescoço”, explica o médico. “No paciente que tem câncer, a resposta ao tratamento é pior, independente do tratamento que seja feito, seja cirurgia ou quimioterapia, por exemplo.”

Do Portal do Governo do Estado