Jabutis resgatados do tráfico de animais são levados ao Nordeste

150 espécimes foram enviados à Bahia pelo Centro de Recuperação em SP

qui, 13/08/2015 - 16h01 | Do Portal do Governo

Vítimas do tráfico de animais, 150 jabutis-piranga (Chelonoidis carbonaria) que estavam sob os cuidados do Centro de Recuperação de Animais Silvestres, em São Paulo, foram encaminhados para Vitória da Conquista, na Bahia, local considerado como seu habitat natural.

O animais estavam na unidade, localizada no Parque Ecológico do Tietê, após serem apreendidos ou resgatados em ações de fiscalização ambiental. Os espécimes passaram por um período de cuidados antes de serem levados para o Nordeste.

O Centro recebe diversas bichos, inclusive exemplares ameaçados de extinção. Após darem entrada no local, mamíferos, répteis e aves são identificados por espécie, sexo e procedência.

Os bichos passam por uma avaliação de seu estado físico para verificar qual o melhor tratamento que ele deve receber e, em seguida, são registrados, recebendo uma anilha ou microchip com seus dados. O núcleo atende apenas animais de pequeno porte, como araras, papagaios, gaviões, macacos, cobras, tartarugas e jabutis. Anualmente, são recebidos, em média, 7 mil animais.

Para atender a demanda, uma equipe composta por veterinários, biólogos e tratadores tem uma estrutura totalmente adaptada com ambulatório e laboratório, viveiros, salas de internação, cirurgia e de necropsia, além de cozinha para o preparo da alimentação animal, atuando em uma área total de 600 mil metros quadrados.

O tráfico de animais é o terceiro maior do mundo, perdendo apenas para armas e drogas. Caçar ou manter preso qualquer animal da fauna silvestre é crime ambiental e pode gerar multa ou um processo criminal, resultando prisão.

O Parque Ecológico do Tietê é administrado pelo DAEE, Departamento de Águas e Energia Elétrica.

Do Portal do Governo do Estado