Economia de água em julho é suficiente para abastecer 2 milhões de pessoas

Redução de consumo dos paulistas foi de 6,5 m³/s; volume corresponde ao consumo médio das cidades de Campinas, Socoraba e Santos

qui, 13/08/2015 - 8h18 | Do Portal do Governo

Os paulistas bateram recorde na economia de água por meio do programa de bônus em julho. Foram 6,5 m³/s, o suficiente para abastecer cerca de 2 milhões de pessoas, correspondente às populações das cidades de Campinas, Sorocaba e Santos.

Ainda para efeito comparativo, essa redução de consumo corresponde à produção média mensal de três sistemas que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP): Rio Grande, Alto Cotia e Ribeirão da Estiva.

Desde o início do programa de bônus até agora, cerca de 195 bilhões de litros de água deixaram de ser consumidos. Em fevereiro de 2014, a produção da Grande São Paulo era de 71,42 m³/s. No mês passado, o total de água produzida foi de 51,89 m³/s. A redução de 19,5 m³/s poderia levar água para todo o município do Rio Janeiro, por exemplo.

Os resultados comprovam que as pessoas estão empenhadas em diminuir os desperdícios e também compreenderam a necessidade do consumo consciente. Atualmente, 83% dos paulistas economizam água, segundo o levantamento da Sabesp – 73% deles receberam desconto na fatura no mês passado.

Programa de bônus
Tem direito ao benefício o cliente que baixar o gasto na comparação com a média do período de fevereiro de 2013 a janeiro do ano passado. De todos os clientes que receberam bônus no mês passado, 63% reduziram o consumo em mais de 20% (faixa de bonificação de 30%), 5% diminuíram o uso entre 15% e 20% (20% de desconto) e outros 5% tiveram um gasto de água entre 10% e 15% menor e ganharam 10% de bônus na conta.  

Do Portal do Governo do Estado