Ferraz de Vasconcelos recebe carreta da mamografia até final de agosto

Mulheres com idade entre 50 e 69 anos poderão realizar exames sem a necessidade do pedido médico

seg, 03/08/2015 - 15h36 | Do Portal do Governo

A cidade de Ferraz de Vasconcelos contará com a carreta-móvel do programa Mulheres de Peito durante todo o mês de agosto. O veículo, que oferece mamografias grátis sem necessidade de pedido médico para mulheres de 50 a 69 anos, está instalado na Avenida Brasil, s/n, na Praça dos Trabalhadores, Centro.

As carretas do programa já passaram por cidades localizadas na região metropolitana de São Paulo, no interior e no litoral, e uma delas estará em Ferraz de Vasconcelos até o final de agosto. A permanência poderá ser ampliada conforme a demanda da região.

Pacientes fora dessa faixa etária de 50 a 69 anos também podem receber atendimento, desde que tenham em mãos um pedido médico emitido tanto pela rede pública quanto particular. As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

A iniciativa da Secretaria tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado. Para isso, quatro carretas-móveis percorrem os municípios paulistas desde 2014.

Mulheres beneficiadas

Desde o início de 2014, foram realizados através das carretas mais de 56,2 mil exames, dos quais 53,4 mil mamografias e 345 biópsias. Das mulheres avaliadas, 728 foram direcionadas a centros de referência que integram a rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer para prosseguimento das investigações de alterações identificadas nos laudos.

Do Portal do Governo do Estado