Unesp mantém em Botucatu centro clínico para animais selvagens

Unidade presta serviços nas áreas cirúrgica e diagnóstico a bichos que estejam em situação de risco

qui, 30/07/2015 - 20h22 | Do Portal do Governo

Animais selvagens resgatados em 300 cidades do Estado de São Paulo e em outras regiões do país recebem tratamento específico no Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens, o Cempas, ligado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu.

A unidade presta atendimento especializado nas áreas clínica, cirúrgica e de diagnóstico a animais selvagens em situação de risco, resgatados pelo poder público ou encaminhados pela população.

Após receber atendimento, sempre que possível os bichos são devolvidos à natureza, em locais apropriados e indicados por órgãos competentes.

A unidade também capacita profissionais que atuam nos resgates (Polícia Militar Ambiental, Polícia Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e etc.), o que garante a segurança das pessoas envolvidas e aumenta as chances de recuperação do animal.

Dados para pesquisas científicas
Outra competência do centro é reunir dados para pesquisas científicas, no intuito de aumentar as chances de sobrevivência dos animais atendidos, além de obter informações para o ensino de crianças, jovens e adultos sobre a preservação da fauna silvestre.

Em breve, o Hospital Veterinário de Animais Selvagens do Cempas deve ser reformado com recursos do Governo do Estado. Hoje, a unidade recebe animais de todos os portes, desde leões e tigres até pássaros. Veja mais informações aqui.

Do Portal do Governo do Estado