Conheça a charmosa Vila de Paranapiacaba

Patrimônio arquitetônico do Brasil conta com opções de passeios culturais e contato com a natureza

qui, 23/07/2015 - 20h11 | Do Portal do Governo

Quem está procurando um lugar sossegado para passear, calmo, com uma aura inglesa, não precisa ir muito longe. A charmosa Vila de Paranapiacaba, pertencente ao município de Santo André, está localizada no limite entre o Planalto Paulista e a Serra do Mar.

A Vila, nomeada pelos índios tupis, tem no seu nome o significado “de onde se vê o mar” e foi criada a partir da ocupação inglesa na Serra do Mar para a construção da estrada de ferro Santos-Jundiaí, no final do Século 19. O local é uma boa opção para os amantes da natureza e também de história.

O distrito encanta por suas casas de madeira hierarquicamente divididas pelas ruas planejadas da Vila Martin Smith, na Parte Baixa, pelo colorido das casas do morro da Parte Alta, pelo movimento dos trens e por sua típica neblina. Caminhar pelas ruas, cercadas por casas de arquitetura britânica, é um dos passeios mais agradáveis para os turistas. A maioria das construções é feita em pinho de riga, madeira nobre originária do Leste Europeu.

Em meio às edificações que revelam o passado do local, existe um circuito cultural atrativo. Construído em 1897 para abrigar um empório de secos e molhados, o Antigo Mercado, após passar anos fechado, foi restaurado e tornou-se um centro cultural que recebe exposições temporárias. A vila também reúne endereços dedicados ao artesanato. Para quem gosta de aventuras, seis trilhas com diferentes níveis de dificuldade estão espalhadas pelo Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba.

Cultura

Paranapiacaba também conta com um famoso Festival de Inverno. Além das atrações musicais, intervenções artísticas são espalhadas pelas vielas nesse período, que transformam o local em uma espécie de museu a céu aberto. Para chegar ao evento, os visitantes podem utilizar a Linha 10-Turquesa da CPTM, com destino a Rio Grande da Serra. Chegando à estação final, o usuário deve pegar o ônibus de número 424 para a vila e aproveitar o último final de semana do evento, nos dias 25 e 26 de julho.

A CPTM também possui o Expresso Turístico que segue direto para o destino, sem a necessidade de ônibus. No entanto, os ingressos para este final de semana já estão esgotados, pois é preciso que os interessados comprem a passagem com pelo menos dois meses de antecedência nas bilheterias das estações Luz ou Santo André, na Linha 10-Turquesa.

Os turistas também podem visitar a vila de carro. Pela Via Anchieta, siga até o km 29 pela pista marginal, sentido Riacho Grande. Entre na Estrada Velha do Mar (SP-148, sentido Ribeirão Pires) e acesse a Rodovia Índio Tibiriçá (SP-31) até o km 45,5, na alça de acesso para a Rodovia Antonio Adib Chamas (SP-122) até Paranapiacaba.

Do Portal do Governo do Estado