Tecnologia: veja como funcionam as membranas ultrafiltrantes no tratamento de água

Tecnologia, já adotada pelos Estados Unidos e Israel, diminui o tempo de purificação para até 30 minutos

qua, 22/07/2015 - 14h42 | Do Portal do Governo



São Paulo tem inovado, a cada dia, para garantir o abastecimento de água em todo o Estado. Além da implantação de novos reservatórios, foi adotado um novo sistema de tratamento de água, através de membranas ultrafiltrantes. A modernidade, já utilizada em países como Estados Unidos e Israel, potencializa o processo de tratamento de água.

Sistema Guarapiranga amplia capacidade de abastecimento com o uso de membranas ultrafiltrantes

Da forma tradicional, a água precisava de, em média, 2 horas para estar pronta para o consumo. Agora, com as membranas, são necessários apenas 30 minutos. As membranas são instaladas nos tanques filtrando em diversas fases a água, deixando as impurezas de fora. Esse novo sistema substitui boa parte dos produtos químicos.

Redução de desperdício

A fim de preservar os recursos hídricos, a Sabesp também adotou as Válvulas Redutoras de Pressão, as VRP. Instaladas na tubulação, as válvulas podem ser controladas a distância através do Centro de Controle. Com poucos cliques, os monitores adequam a pressão da água durante toda a madrugada. A medida ajuda a reduzir, e muito, o desperdício de água.

Do Portal do Governo do Estado