Major alerta sobre os cuidados necessários para evitar queimadas

Soltar balões, fazer fogueira em acampamento ou deixar bitucas nas beiras das rodovias são grandes riscos para as florestas

sex, 17/07/2015 - 15h35 | Do Portal do Governo



A negligência está entre as principais causas de incêndio nas florestas. Pequenos cuidados no cotidiano podem ajudar a preservar esse bem tão necessário para sobrevivência humana. Hoje, 17 de julho, data em que é comemorada o Dia de Proteção às Florestas, o Portal do Governo do Estado de São Paulo traz a entrevista do subdiretor estadual de Defesa Civil, major Marcos de Paula Barreto, sobre os cuidados para evitar as queimadas.

A Defesa Civil participa da Operação Corta Fogo, uma ação em conjunto com outros órgãos como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Secretaria do Meio Ambiente para prevenir focos em rodovias durante o período de estiagem. “Muitos acidentes são causados pela imprudência humana”, conta o major Marcos de Paula Barreto. “Às vezes, uma bituca de cigarro dá início ao incêndio. Ou as pessoas vão fazer um acampamento e fazem uma fogueira. São condutas muito perigosas”.

Outro grande vilão das queimadas nas florestas, ainda de acordo com o especialista, é a soltura de balões. “É muito perigoso e a conscientização é fundamental para diminuir esse risco”. Além disso, soltar balões é uma prática ilegal considerada crime ambiental.

Telefones úteis

193 (Corpo de Bombeiros) – para relatar ocorrência de focos de incêndio
190 (Polícia Militar) – para denunciar queimadas ilegais ou balões

Do Portal do Governo do Estado