Pulverização com auxílio da tecnologia

Nova ferramenta tecnológica repassa orientações precisas ao produtor rural

sex, 03/07/2015 - 16h49 | Do Portal do Governo

Um software inédito transmite orientações prática para cada etapa da pulverização ao agricultor. Lançado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, o DropScope, mostra, por exemplo, como aplicar o agrotóxico, auxiliando desde o posicionamento e a organização dos papeis hidrossensíveis até a indicação de melhorias.

Por enquanto, os recursos do software são compatíveis para uso em lavouras de grãos, fibras e cana-de-açúcar. A ideia é poder expandir para o sistema para uso em pulverizações de árvores e arbustos, como citros e café. A utilização do software é simples. Basta um notebook para realizar o procedimento no campo, durante a aplicação de produtos químicos.

“A ferramenta atua como um consultor virtual, o sistema faz perguntas aos agricultores para indicar a melhor forma de utilização dos defensivos agrícolas. Os produtores possuem dificuldade nessa área, daí a importância do DropScope”, afirma Hamilton Humberto Ramos, pesquisador do IAC e um dos responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta.

O sistema começou a ser desenvolvido em 2004. “Os diferenciais do DropScope estão na credibilidade, pois toda a ferramenta foi desenvolvida com embasamento científico e aplicações práticas, e na simplicidade de adoção, que viabiliza seu uso diretamente no campo, bastando o acesso a um notebook”, avalia o pesquisador do IAC.

Para adquirir o DropScope, o investimento é de aproximadamente R$ 6.500,00. O valor pode ser recuperado apenas com a economia de água usada em uma safra. O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, destaca que a inovação tecnológica é fundamental no campo, pois possibilita produzir com mais eficiência.

A empresa responsável pela comercialização do software é a Ablevision Sistemas Computacionais. Os contatos podem ser feitos pelo e-mail contato@dropscope.com.br ou telefones (16) 3372-9868 e (16) 99223-5519.

Do Portal do Governo do Estado