Pesquisa do Procon-SP mostra evolução das tarifas bancárias

Contratação do pacote não é obrigatória e não pode ser imposta pelo banco

qui, 02/07/2015 - 20h32 | Do Portal do Governo

A diferença de valor entre os serviços bancários prioritários pode chegar a 447,50%. É o que aponta pesquisa do Procon-SP que analisou e comparou os valores de serviços prioritários e de pacotes padronizados de sete instituições financeiras. Os valores foram coletados nos próprios sites dos bancos. Veja aqui a pesquisa completa.

O estudo avaliou a evolução das tarifas bancárias e comparou os valores praticados pelos bancos. Na comparação feita pelo Procon-SP, a maior diferença de valores foi encontrada no Pacote Padronizado II. O menor valor cobrado por ele é de R$ 11,90 no HSBC, enquanto que no Itaú o mesmo pacote custa R$ 16,40. Ou seja, 37,82% mais caro.

Na comparação entre as instituições financeiras pesquisadas em 2015 e 2014 referente aos Pacotes Padronizados I, II, III e IV; o valor médio aumentou em todos os pacotes, sendo que a maior variação positiva ocorreu no Pacote Padronizado III.

A Fundação orienta aos consumidores sempre observar os diversos canais de atendimento (presencial, internet, auto-atendimento e outros meios eletrônicos) disponibilizados pelo banco, pois eles podem apresentar diferenças significativas de tarifas. No caso de optar pela contratação de um pacote, verificar se os serviços inclusos e suas respectivas quantidades estão de acordo com sua utilização.

É importante não extrapolar a quantidade de serviços estipulada no pacote contratado, para evitar pagar também a tarifa individual. Lembrando que a contratação do pacote não é obrigatória, não podendo ser imposta pelo Banco.

Veja mais dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog do Procon.

Do Portal do Governo do Estado