Estado de SP ganha projeto para produzir carne nobre de cordeiro

Selo garante ao consumidor que a carne na prateleira do supermercado obedeceu a rígidas normas, ou seja, possui melhor qualidade

qua, 01/07/2015 - 21h22 | Do Portal do Governo

Com a ajuda da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, o Estado de São Paulo contará em breve com o Selo Cordeiro Paulista, que garante ao consumidor que a carne de ovino na prateleira do supermercado obedeceu a rígidas normas, ou seja, é uma carne de melhor qualidade. A expectativa é que o produtor também seja beneficiado por comercializar com os abatedouros animais com esse diferencial.

Como funciona o processo

O sistema começa no melhoramento genético por meio do cruzamento de raças, além de incluir o fornecimento de ração especial do nascimento ao desmame do cordeiro, e chega a um animal adulto confinado obedecendo todas as regras sanitárias. O objetivo é produzir cordeiros com melhores características de qualidade de sua carne (maciez, sabor, suculência) e de carcaça (mais musculatura, uma distribuição melhor de gordura, maior quantidade de carne).

A ideia foi desenvolvida pela Associação Paulista de Criadores de Ovelha (Aspaco) e pela Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araçatuba, com apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Mais informações no site da Secretaria de Agricultura.

Do Portal do Governo do Estado