Taquaritinga ganha nova Estação de Tratamento de Esgoto

ETE tem capacidade para tratar 100% dos esgotos domésticos de até 68,6 mil habitantes (população projetada para 2030)

qua, 24/06/2015 - 17h18 | Do Portal do Governo

A cidade de Taquaritinga. no interior do Estado, acaba de ganhar uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A obra foi entregue nesta quarta-feira, 24, pelo governador Geraldo Alckmin. Localizada na Fazenda Grama, na zona rural do município, a estação tem capacidade para tratar 100% dos esgotos domésticos de até 68,6 mil habitantes que eram lançados in natura no rio Ribeirão dos Porcos, onde é realizada a captação de água para o abastecimento público.

A ETE vai contribuir para a revitalização de toda a Bacia Hidrográfica. “A estação já está operando e retira 94 toneladas de esgoto por mês do Ribeirão dos Porcos, que é um afluente do Rio São Lourenço, que também é afluente do rio Tietê. Isso vai ajudar a limpar a bacia hidrográfica aqui do médio Tietê”, explicou o governador.

A obra faz parte do programa Água Limpa, coordenado pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica). O Governo do Estado investiu R$ 14,3 milhões na implantação do complexo, que inclui sistema de tratamento de esgoto por lodo ativado com aeração prolongada, com dois reatores UASB, dois filtros biológicos aeróbios, dois tanques de decantação secundária e um sistema de desinfecção por cloração, uma estação elevatória, 110 metros de linha de recalque e 390 metros de emissário de esgoto tratado.

O Programa Água Limpa foi criado em 2005, por meio de uma ação conjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, o DAEE e Secretaria da Saúde, com objetivo de implantar sistemas de tratamento de esgotos em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela Sabesp. O programa já beneficiou 94 municípios.

Do Portal do Governo do Estado