Intercâmbio cultural leva alunos da rede estadual para a Alemanha e o Japão

Centros de Estudos de Línguas (CELs) proporcionam experiência única para aperfeiçoar o idioma dos estudantes

ter, 23/06/2015 - 19h21 | Do Portal do Governo

Cinco alunos dos Centros de Estudos de Línguas (CELs) da rede estadual viverão uma experiência única na Alemanha e no Japão. O objetivo é aperfeiçoar o idioma que estudam e três deles já chegaram ao país oriental para uma estadia de duas semanas. Os outros dois embarcam nos próximos dias para a Europa para um intercâmbio de quase um mês. A dupla foi sorteada entre os melhores alunos do curso de alemão.

Os estudantes selecionados para a visita ao Japão estudam nos CELs de Cotia, São José dos Campos e São Paulo. Ainda no CEL da capital também estudam os dois jovens que vão para a Alemanha. Em todo o Estado funcionam 223 unidades de Centros de Estudo de Línguas. Os espaços oferecem cursos gratuitos de até sete idiomas, incluindo inglês, francês, japonês e alemão. O conteúdo tem como foco a conversação, o mercado de trabalho e os alunos recebem certificado de conclusão ao fim de cada ciclo.

No levantamento feito pela Educação ficou clara que a preferência dos alunos por idiomas orientais aumentou. Em 2014 foram 1,5 mil cadastros nos cursos gratuitos de japonês e mandarim frente a 850 em 2012. Um aumento de 74,5%.

Além da riqueza cultural, um novo idioma é um diferencial para o currículo e para o mercado de trabalho. No caso do japonês, os animes e mangás são fortes aliados para o ensino do idioma.

Do Portal do Governo do Estado