Consórcio vai operar VLT da Baixada Santista por 20 anos

Contrato assinado nesta terça-feira inclui a operação dos corredores de ônibus que compõem o Sistema Integrado Metropolitano

ter, 23/06/2015 - 14h10 | Do Portal do Governo

Mais um passo importante foi dado nesta terça-feira, 23, na direção do transporte de alta capacidade na Baixada Santista. O governador Geraldo Alckmin esteve em Santos para assinar o contrato de PPP (Parceria Público Privada) com o Consórcio BR Mobilidade Baixada Santista. “Assinamos o contrato da PPP do Sistema Integrado Metropolitano, que vai operar o pneu, os ônibus, os corredores de ônibus e o Veículo Leve sobre Trilhos por 20 anos”, disse o governador.

Com o contrato assinado, o Governo do Estado concede a operação do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), que contempla as linhas metropolitanas regulares de ônibus e do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos, incluindo a expansão dos serviços em toda a região, como fornecimento de equipamentos e sistemas de controle operacional de veículos (ônibus e VLTs) e implantação da bilhetagem eletrônica.

Alckmin também entregou o primeiro VLT fabricado no Brasil, 100 ônibus metropolitanos novos e mais quatro estações. “Estamos entregando a Estação Pinheiro Machado, a Estação Nossa Senhora de Lourdes, a Estação João Ribeiro, a Estação Itararé e o túnel, ida e volta, com duas linhas de ferrovia”, explicou. A partir de agora os quatro VLT´s vão percorrer 6,1 km na Operação Precursora, passando por nove estações do novo sistema de transporte da Baixada Santista.

A conclusão das estações Nossa Senhora de Lourdes e Pinheiro Machado marca a chegada do VLT na cidade de Santos por meio do Túnel José Menino, que passou por grande intervenção e foi ampliado para viabilizar a passagem dos veículos nos dois sentidos. As outras duas estações entregues (Itararé e João Ribeiro) ficam em São Vicente.

Obras

O governador também autorizou a publicação do edital de obras complementares ao trecho Barreiros (São Vicente) – Conselheiro Nébias (Santos). “Autorizamos R$ 134 milhões de obras para a primeira fase do VLT, que são 15 estações, 11,2 km entre Barreiros até o Porto”, afirmou. O edital envolve a finalização do Terminal Barreiros, em São Vicente, e a construção das Estações Ana Costa, Washington Luis e Conselheiro Nébias, em Santos, com a implantação de aproximadamente 3 km de via permanente.

O Consórcio Tremvia Santos entregou nesta terça-feira o primeiro VLT construído no Brasil, na fábrica instalada em Três Rios, no estado do Rio de Janeiro. Três veículos fabricados na Espanha já fazem parte da operação precursora que está em funcionamento desde abril passado. “Mais um passo importante para termos um transporte de alta capacidade, qualidade, servindo a Região Metropolitana da Baixada Santista”, destacou Alckmin.

Do Portal do Governo do Estado