Com novo conceito, Oficina Cultural Casa Mário de Andrade reabre com objetos inéditos e galpão para eventos

Além das atividades regulares, espaço localizado na Barra Funda vai oferecer um teor museológico; exposição permanente conta a vida do escritor

sáb, 23/05/2015 - 13h00 | Do Portal do Governo

A Oficina Cultural Casa Mário de Andrade reabriu neste sábado, 23, cheia de novidades e com um novo conceito. Além das oficinas regulares, o espaço localizado na Barra Funda vai oferecer aos visitantes um teor museológico. “A oficina cultural ficava limitada a Casa Mário de Andrade, que são cômodos pequenos e agora com esse novo espaço que foi alugado nós vamos poder ter mais exposições. Mais atividades culturais”, disse o governador Geraldo Alckmin durante a reabertura do equipamento.

O espaço, da Secretaria de Estado da Cultura e gerenciado pela Poiesis, passou por um processo de conservação para abrigar exposição que contempla a existência de um dos maiores escritores brasileiros do século XX, no ano em que se completam 70 anos de sua morte. Em quatro salas, ficará a exposição permanente “Morada do coração perdido”, que conta com objetos pessoais do artista, entre cartas inéditas e curiosidades como o óculos, pasta de couro, suporte de mata-borrão e espátula.

Para a reinauguração, foi desenvolvida uma biblioteca com temas que Mário de Andrade escreveu e obras escritas sobre ele. Tudo isso para juntar os livros no ambiente em que foi a casa do escritor. O acervo conta ainda com volumes que foram do Movimento Modernista em primeiras edições.

Outra novidade está na parte externa: uma gigantesca silhueta/estátua de Mário, em chapa de metal, com sete metros de altura e 300 quilos de peso. A arte foi feita por artesãos a partir de um desenho de Mário da artista norte-americana Beatrix Scherman, datado de 1922/1923, e que faz parte do acervo do IEB. Serão instaladas lâmpadas de led atrás o que provocará um efeito visual à noite.

Ao lado da casa, pela Rua Margarida, foi erguido um galpão, com capacidade para 200 pessoas. O espaço funcionará também nos fins de semana como uma área programável atrelada aos eventos da Oficina, onde poderão ser exibidos filmes ou apresentados peças, espetáculos de dança e shows.

A Oficina Cultural Casa Mário de Andrade funcionará de terça a sábado.

SERVIÇO
Oficina Cultural Casa Mário de Andrade
Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – (a um quarteirão do Minhocão e próxima ao Metrô Marechal Deodoro)
Telefone: (11) 3666-5803 / 3826-4085 casamariodeandrade@oficinasculturais.org.br

Do Portal do Governo do Estado