Poupatempo desenvolve achados e perdidos online

Serviço virtual deve facilitar a vida dos usuários que deixam documentos nas unidades do programa

sex, 22/05/2015 - 10h12 | Do Portal do Governo

Os esquecidos de plantão poderão contar em breve com um novo serviço do Poupatempo: um link no portal do programa para localizar os documentos perdidos. A inclusão desse serviço chega para facilitar ainda mais a vida do cidadão que usa os serviços do Poupatempo. A tecnologia já está sendo desenvolvida pela área de sistemas da Prodesp – Tecnologia da Informação, empresa do Governo do Estado de São Paulo.

No portal, o usuário criará um perfil com login e senha de acesso e, posteriormente, deverá informar o tipo de documento e a numeração. Caso esteja nos Achados e Perdidos, a pessoa será comunicada para retirada da documentação. “O Estado de São Paulo tem como prioridade a utilização de novas tecnologias e a integração de serviços para facilitar a vida do cidadão”, afirma o subsecretário Júlio Semeghini, titular da subsecretaria de Tecnologia e Serviços ao Cidadão do Governo do Estado de São Paulo.

Espaço físico

Atualmente, os postos do Poupatempo em todo o Estado contam com um setor de Achados e Perdidos. Diariamente são encontrados pelos funcionários e usuários diversos objetos perdidos, muitos deles bastante inusitados como brinquedos, Bíblias e capacetes, entorpecentes e até uma caixa de hóstia. Já houve quem deixou em uma das unidades 50 pares de óculos e outros 50 pacotes de macarrão instantâneo. Fora que as pessoas procuram o Poupatempo para tirar documentação e também costumam esquecer os próprios documentos, antigos ou mesmo os que acabam de receber.

Há dois anos, um caminhoneiro esqueceu no posto Sé uma carteira com R$ 3,5 mil, que foi encontrada por outro usuário e entregue aos funcionários com todo o dinheiro. “O caminhoneiro não acreditou”, conta a gerente da unidade, Candida Rocha Schwenck. 

Todos os itens encontrados ficam à disposição dos proprietários por até 90 dias. Produtos perecíveis e itens não reclamados em até três meses são encaminhados como donativos para o Fundo Social de Solidariedade. Hoje, é possível ter informações sobre objetos encontrados nos próprios postos ou através do Disque Poupatempo, pelo telefone 0800 772 3633 (ligação gratuita).

Do Portal do Governo do Estado