Estudo analisa crianças e adolescentes com TOC

Realizado pela Faculdade de Medicina da USP, pesquisa comprova que o transtorno compromete parte dos circuitos cerebrais

qua, 20/05/2015 - 21h19 | Do Portal do Governo

Descobrir quais os reais impactos do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) na vida de crianças e adolescentes norteou a linha da pesquisa “Ativação Cerebral Associada à Memória Episódica Verbal no TOC Por Meio de Ressonância Magnética Funcional”. O estudo foi feito pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e também desenvolvida pelo Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para Infância e Adolescência.

Os portadores da doença, segundo a pesquisa, apresentam comprometimento em alguns circuitos cerebrais. Apesar disso, não foi detectado nenhuma manifestação no comportamento dessas crianças e adolescentes. Outro dado revela que no futuro, quando atingirem a vida adulta, existe a possibilidade de esses pacientes apresentarem dificuldades ou déficits ligados à memória e ao agrupamento semântico (evocar em sequência palavras de uma mesma categoria). “Estudos futuros deverão ser feitos para confirmar esta hipótese”, afirma o autor do estudo, o psicólogo Marcelo Camargo Batistuzzo.

No total, a pesquisa contou com a participação de 50 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, de ambos os sexos e mesmo nível socioeconômico, e preferência manual – canhoto e destro – sendo 25 portadoras de TOC e 25 saudáveis, chamado grupo de controle. No que se refere ao número de palavras lembradas, os resultados indicaram que os pacientes com TOC não apresentaram déficits em relação ao grupo controle. Batistuzzo analisou então o índice semântico, que reflete o quanto a criança consegue relacionar palavras em uma mesma categoria.

“Quanto maior a categorização das palavras lembradas, maior será o índice semântico e a possibilidade de se evocar uma maior quantidade de palavras”, explica o pesquisador. Os resultados foram semelhantes nos dois grupos. Já as diferenças surgiram quando o pesquisador analisou a correlação entre o índice semântico e o número de palavras lembradas. “No grupo controle a utilização da estratégia foi capaz de prever a quantidade de palavras lembradas de modo que quanto mais categorizam palavra, mais se lembram delas. Isso não foi verificado do grupo de portadores de TOC”, aponta.

Entenda o TOC

É um transtorno psiquiátrico caracterizado por pensamentos obsessivos, compulsões, rituais ligados a pensamentos repetitivos que interferem na rotina da pessoa e causam prejuízos em todas as áreas do relacionamento.

Do Portal do Governo do Estado