Conheça o programa de Atenção à Acessibilidade do Detran.SP

Conjunto de ações facilita o acesso da pessoa com deficiência aos processos de habilitação

ter, 19/05/2015 - 21h17 | Do Portal do Governo

Desde 2013, o programa de Atenção à Acessibilidade, protocolo de intenções firmado entre o Detran.SP e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, executa políticas que facilitam o acesso da pessoa com deficiência no processo de habilitação. Entre as ações em andamento, o programa prevê adaptação da prova eletrônica para deficientes auditivos e implantação do sistema de interpretação automática em Libras.

O programa de Atenção à Acessibilidade já beneficiou muitas pessoas. Entre janeiro e abril deste ano, 18 candidatos surdos foram aprovados no exame. O número de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) emitidas em todo o Estado, até 2014, foi de 22.837 com a restrição “B” (Obrigatório uso de prótese auditiva) e 54.326 com restrições “X” e “Y” (surdos).

Em parceria com a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e com o Sindicato das Auto Moto Escolas do Estado de São Paulo (Sindautoescola), o Detran.SP desenvolveu o curso semipresencial de Libras, destinado aos servidores estaduais e aos funcionários dos Centros de Formação de Condutores. O curso formou 203 habilitados até abril de 2015.

Ações em andamento

Entre as ações em andamento na Escola Pública de Trânsito estão a adaptação da prova eletrônica para o deficiente auditivo, o fomento à pesquisa de mecanismos alternativos para uso em veículos adaptados e a elaboração de um modelo de certificação para dispositivos veiculares baseados em tecnologia assistida (joystick, comandos de painel, manopla).

Os materiais de estudo dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) serão transcritos para a linguagem de Libras, ainda em 2015, e serão disciplinados por portaria estadual como material obrigatório e de referência. O Programa de Atenção à Acessibilidade está integrado à implantação do Centro de Referência e Mobilidade Urbana.

Para mais informações acesse o site do Detran.SP

Do Portal do Governo do Estado