Mulheres que sonham com a maternidade encontram auxílio gratuito no Hospital Pérola Byington

Taxa de êxito no procedimento chega a 30% e pelo menos 800 bebês são gerados anualmente em função do programa

dom, 10/05/2015 - 17h27 | Do Portal do Governo

Anualmente, cerca de 300 mulheres procuram o Hospital Pérola Byington para realizar procedimento e tratamento de infertilidade. O Centro de Reprodução Humana, implantado pelo Governo do Estado de São Paulo há 12 anos, já beneficiou pelo menos quatro mil mulheres por meio de procedimentos de fertilização “in vitro” (popularmente conhecido como bebê de proveta) gratuitamente.

A taxa de êxito nos procedimentos, segundo Luiz Henrique Gebrim, diretor do hospital, chega hoje a 30%. “O sucesso do tratamento depende de diversos fatores, mas, sobretudo, dos pacientes, pois serão observadas a qualidade do óvulo a ser fecundado, a agilidade do espermatozoide e as condições do útero”, explica.

Pacientes com até 35 anos de idade que desejam realizar o tratamento de forma gratuita devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais próximas para atendimento ginecológico e então realizarem agendamento. Ser portadora de doenças crônicas ou infecciosas e ter realizado três ou mais cesáreas serão impeditivos para o tratamento.

Outros procedimentos oferecidos

Além do procedimento “in vitro”, o Centro de Reprodução Humana oferece dois serviços igualmente importantes: o programa de doação de óvulos e de preservação da fertilidade, por meio do congelamento de material. No primeiro, pacientes com menos de 35 anos podem doar anonimamente para as que não têm possibilidade de engravidar com os próprios óvulos. O serviço de preservação da fertilidade consiste no armazenamento de óvulos de mulheres com até 35 anos que serão submetidas a tratamentos contra o câncer, como quimioterapia.

Do Portal do Governo do Estado