Veja as dicas para combater o mosquito transmissor da dengue

Maior parte dos criadouros está dentro das casas, como pratos de vasos, garrafas e recipientes que acumulam água

seg, 27/04/2015 - 10h11 | Do Portal do Governo

Transmitida pela picada da fêmea do Aedes aegypti, a dengue precisa ser combatida eliminando os possíveis criadouros do mosquito. Pelo menos 80% deles estão dentro das casas, como pratos de vasos, garrafas e recipientes que acumulam água. Na luta contra a doença, a primeira batalha deve ser vencida dentro de casa. Saiba como:

– Encha os pratos dos vasos de plantas com areia até a borda.

– Troque a água e lave o vaso das plantas aquáticas com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.

– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre fechada.

LEIA TAMBÉM
São Paulo tem força tática para combater a dengue

Butantan aguarda liberação da Anvisa para testar vacina contra a dengue

– Caixas d’água também devem permanecer fechadas e todos os objetos que acumulam água, como embalagens usadas, devem ser jogados no lixo.

– Folhas e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas também precisam ser removidos

– Garrafas e recipientes que acumulam água devem ser sempre virados para baixo.

Sintomas
Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39ºC a 40°C) de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, prostração, dor retro-orbital (olhos) e erupções na pele. Falta de apetite, náuseas e vômitos também são comuns. Nessa fase inicial da doença, pode ser difícil diferenciá-la de outras doenças febris.

O tratamento deve ser principalmente a hidratação adequada. Devem ser levados em consideração os sinais e os sintomas apresentados pelo paciente para decidir condutas, bem como o reconhecimento precoce dos sinais de alarme, como dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosa ou outra hemorragia. Ao notar os sintomas, procure imediatamente o posto de saúde ou o hospital.

Do Portal do Governo do Estado