Bibliotecários da BSP despertam nos visitantes o interesse pelos livros

Profissionais da Biblioteca de São Paulo nutrem o amor pelos livros e pela leitura como se todos os dias fossem o Dia Mundial do Livro

qui, 23/04/2015 - 16h30 | Do Portal do Governo

Facilitar o acesso à informação, indicar e disponibilizar livros digitais ou em papel. Essa é a principal função dos bibliotecários, que nutrem o amor pelos livros e pela leitura como se todos os dias fossem o Dia Mundial do Livro, celebrado nesta quinta-feira, 23.

Assim é Sueli Regina Marcondes, bibliotecária e diretora-interina da Biblioteca de São Paulo. Na profissão há mais de 20 anos, ela se orgulha de ter escolhido a formação. “Foi a decisão mais acertada que já tomei. É muito gratificante ver as crianças lendo, sentadas no chão, ser parada pelo público de alta vulnerabilidade que quer ler um trecho de um livro para você”, orgulha-se.

Sueli fala do trabalho como quem escreve poesia, soltando o riso na voz. “Apesar de a leitura não ser uma necessidade básica, ela alivia a alma. Sinto um alívio ao ver as cenas cotidianas aqui da Biblioteca de São Paulo”, conta.

Na Biblioteca de São Paulo, os bibliotecários fazem mais que catalogar os livros e coloca-los à disposição dos “sócios”, como são chamados os leitores cadastrados. Os cinco profissionais especializados preocupam-se em disponibilizar os títulos de forma atrativa e, mais do que isso, em dialogar com os visitantes.

“A rotina dos bibliotecários consiste também em ouvir a comunidade, para compor o desenvolvimento do acervo junto aos usuários”, explica Sueli. De acordo com a diretora, os bibliotecários também são incumbidos de “vestir” a biblioteca para os usuários. “Se temos um evento com Ignácio de Loyola Brandão, os livros dele precisam estar disponíveis”, exemplifica.

A diretora fala também da polêmica em torno dos best-sellers, tidos por alguns críticos como literatura descartável. “Os bibliotecários e o ‘mundo que escreve’ têm outra visão. Quando entra aqui criança lendo gibi é um começo, as literaturas [tidas como descartáveis] são introdutórias.”

Mídias

Para ela, o livro concorre com muitas mídias, como a internet, por exemplo. Por isso a Biblioteca de São Paulo desenvolveu o projeto inovador de unir essas plataformas. “Se colocamos um DVD na prateleira, ao lado tem o livro no qual o filme foi baseado.”

Ela ainda ressalta: “Leitura é o nosso negócio”, diz Sueli, que reluta em indicar um livro como seu favorito. “Adoro literatura americana, literatura russa, mas não posso deixar minhas raízes. Para mim, ‘Olhai os lírios do campo’, de Érico Veríssimo, é um livro maravilhoso, pois não há personagem como Eugênio.”

SERVIÇO
Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude 
Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana – acesso pelo metrô Carandiru
Tel.: (11) 2089-0800
calendário de atividades
www.bsp.org.br

Do Portal do Governo do Estado