Bombeiros extinguem incêndio em área industrial de Santos

Situação no bairro do Alemoa foi finalizada na tarde desta sexta, 10; trabalho de monitoramento térmico de todos os tanques continua até domingo

sex, 10/04/2015 - 17h38 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 21h43)

O incêndio que atingiu seis tanques de combustíveis em uma área industrial no bairro do Alemoa, na cidade de Santos, foi totalmente controlado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta sexta-feira, 10. Segundo a corporação, o ambiente está seguro e não há mais riscos.

“Conseguimos extinguir todo o incêndio e a cidade volta à sua normalidade. Só tenho a agradecer todo o carinho e apoio da população, principalmente, e de todos os santistas”, disse o coronel Marco Aurélio Alves Pinto, comandante do Corpo de Bombeiros.

Um trabalho constante de controle será feito no local para o retorno das atividades na área. O monitoramento térmico de todos os tanques continua até domingo com 140 bombeiros do Estado mais o apoio das empresas. 

O comandante alertou a população para que não siga boatos. “Confie no que a prefeitura fala, no que o Bombeiro e a Defesa Civil falam. Peguem sempre informações de órgãos públicos”, ressaltou.

Acompanhamento

O vice-governador Márcio França esteve em Santos nesta sexta-feira, 10, e elogiou o trabalho do gabinete de crise instalado na cidade no sábado, 4. “Em menos de 24h do início do incêndio montamos o gabinete de crise e pudemos juntar as forças do governo estadual, federal e municipal, o que foi decisivo para a solução do problema. Foi um dos maiores incêndios do mundo, o maior do Brasil, e não houve nenhuma vítima”, disse.

O coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira, coordenador estadual da Defesa Civil do Estado de São Paulo, disse que as causas do incêndio só serão identificadas quando os Bombeiros fizerem o rescaldo e liberarem a área para Polícia Técnico-Científica fazer o levantamento. “O trabalho da Defesa Civil foi no sentido de criar um plano para acompanhar a ocorrência e garantir a segurança das pessoas que moram ao redor e acompanhar possíveis danos ambientais”, disse.

Trabalho contínuo

Durante o incêndio, uma equipe com 93 homens do Corpo de Bombeiros se revezou no combate às chamas e no resfriamento dos tanques, para evitar que o fogo se propagasse. Além disso, brigadistas da Ultracargo e da Petrobras e homens do Pan (Plano de Auxílio Mútuo – brigada formada por funcionários de todas as empresas do Alemoa) trabalharam no combate ao fogo.

No domingo, 5, o Governo do Estado de São Paulo instalou na Prefeitura de Santos um gabinete de crise para acompanhar e tomar providências adicionais no combate ao incêndio. O fogo, que começou no dia 2 de abril, não deixou feridos.

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, destacou que desde o primeiro momento o Governo do Estado deu todo o suporte e apoio para enfrentar a ocorrência. “Os Bombeiros realizaram um trabalho de muita dedicação e comprometimento para vencer o fogo”, afirmou.

Do Portal do Governo do Estado